Dentre as necessidades de formação que constam no projeto do curso de Ciências Contábeis da unidade Santana do Ipanema está a interação com a realidade local/regional. Para aprimorar o conhecimento prático dos estudantes, algumas visitas técnicas vêm sendo feitas pela professora Tatiana Frei Biehl Brandão, da disciplina Contabilidade de Custos (5º período).
Se em semestres letivos anteriores, os estudantes puderam conhecer empresas de Santana do Ipanema, Maceió, Juazeiro-BA e Petrolina-PE; em 2015, as visitas técnicas foram em Arapiraca-AL, no escritório Análise Contábil e no Grupo Coringa, ambas em 13 de novembro.
Segundo a professora Tatiana, as visitas buscam atender à formação teórico-prática que o Projeto Político-Pedagógico do curso exige. “Além de atender o PPC, de forma pedagógica, a carga horária prática é direcionada principalmente para que os discentes tenham contato com algumas atividades relacionadas à futura profissão e com parte da realidade inerente aos profissionais contábeis”, afirmou a professora.
O estudante Alisson Andrey Monteiro Melo explicou o passo a passo das visitas. No caso do escritório Análise Contábil, eles conheceram a estrutura da empresa e assistiram a uma palestra sobre o histórico e os serviços oferecidos pela mesma. No Grupo Coringa, conheceram a produção da empresa e realizaram perguntas sobre a formação de custos da empresa. “A pesquisa de preços da matéria prima é fundamental para formação de custos, porém, sem deixar com que a qualidade de seus produtos deixe de existir”, afirmou.
Yugo Baptista nos contou a importância do ponto de vista histórico, ao poder ouvir o relato da transformação do escritório Análise Contábil, segundo ele, um dos mais importantes da região. “Foi de suma importância conhecer a rotina de um escritório. Melhor ainda foi saber toda a história por trás de toda aquela estrutura e dos trabalhos sociais executados por aqueles que o compõem, pois, assim, se percebe o quanto a Ciência Contábil mudou nos últimos anos”.
Já Iany Emanuelle destaca que como o estágio não é obrigatório para o curso, estes espaços são fundamentais para quem ainda não trabalha na área, com esses momentos sendo os primeiros em contato com a prática contábil. Ela afirmou que “visitar empresas e vivenciar, mesmo que por um dia, nos dá a noção do cotidiano que nos espera. Isso acaba nos dando uma força a mais para seguir em frente e sonharmos cada vez mais com um futuro melhor que essa profisão pode nos dá”.
A unidade Santana do Ipanema da UFAL existe há cinco anos, estando vinculada ao campus Sertão. O curso de Ciências Contábeis foi avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação, em visita realizada em 2014, e ganhou 4 estrelas no Guia do Estudante 2015 da Editora Abril, ambas as avaliações numa escala de 0 a 5.
Por Anderson Santos/UFAL Santana do Ipanema – colaboração