Vinte universitários vão participar de 16 projetos aprovados no edital do programa.
Estudantes e professores participaram, na manhã desta quarta-feira (9), no auditório do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, da solenidade de assinatura dos termos de outorgas dos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex/Uneal). Nesta primeira edição, foram contemplados 20 estudantes dos cursos de graduação com bolsas para participar dos 16 projetos aprovados no edital do programa.
O pró-reitor de Extensão, professor Marcos Pontes, fez a abertura da cerimônia e destacou que o Pibex visa consolidar a área na Uneal, instituindo oficialmente um programa exclusivo para a prática extensionista. “A extensão é tão importante quanto a pesquisa e o ensino”, afirmou. Ele lembrou ainda que outros editais de extensão foram lançados nos últimos anos, embora este seja o primeiro ligado a um programa específico.
Para o reitor da Uneal, professor Jairo Campos, a iniciativa reconhece o papel da extensão na formação dos acadêmicos, além de incentivar que a universidade se aproxime da sociedade. Ele parabenizou o trabalho realizado pela Pró-Reitoria de Extensão que, apesar de ter uma equipe reduzida, tem promovido diversas ações para a promoção da extensão na universidade.
“O Pibex, na verdade, demarca um novo momento da política de extensão na nossa instituição”, frisou o vice-reitor, professor Clébio Correia ao ressaltar que este é apenas o começo. Correia lembrou ainda que os docentes precisam participar mais com inscrição de projetos. “Se o professor não apresentar projeto, vai sobrar bolsas”, disse.
Os estudantes do 3º período do curso de Geografia da Uneal, Luânesson Castro de Melo e Leandro Antonio de Oliveira, estão ansiosos para iniciar as atividades do projeto de extensão “Uneal nas comunidades”, coordenado pela professora Maria do Carmo Duarte de Freitas. “Fiquei muito feliz com a oportunidade. Não vejo a hora de começar as atividades”, disse Luânesson.
Por Clau Soares / Ascom Uneal