Estudantes da rede estadual são destaque na redação do Enem Iniciativas como o ‘Foca no Enem’ reforçaram preparação dos alunos para o exame que abordou a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher

Thais Florino / Ascom Seduc Sob supervisão.

19 jan 2024 - 19:30


Estudantes exibem, com orgulho, a pontuação que conquistaram na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. (Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nessa semana, os resultados da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2023, a redação teve como tema os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, e os estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas voltaram a conquistar pontuação expressiva, alimentando, assim, o sonho de ingresso numa universidade federal.

Muitos, inclusive, conseguiram se aproximar da pontuação máxima, o que também evidencia o alcance de programas exitosos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Um deles é o Foca no Enem, que promoveu vários aulões com o objetivo de aprimorar a preparação dos estudantes do ensino médio em todo o estado. Outra iniciativa de destaque é o projeto “O Mil é Nosso”, idealizado pela professora Lívia Soares, da Escola Estadual Marias das Graças de Sá Teixeira, localizada no bairro do Feitosa, em Maceió, e cujas aulas, gratuitas, acontecem de forma online.

Éricka Castro e Carla Dâmaris são alguns dos estudantes que conseguiram bater os 980 pontos. Aluna da Escola Estadual Miran Marroquim, situada no Jacintinho, Carla sabe o quão importante é fazer uma boa redação. Por isso, ela não perdeu tempo e se dedicou ao máximo, contando com o apoio da professora Lívia para melhor desenvolver suas ideias sobre cada tema que lhe era apresentado.

“A dica que eu posso deixar para quem ainda vai fazer o Enem é simples. Basta criar uma rotina de estudos em que a redação também seja uma prioridade. É preciso praticar, acompanhar os noticiários e fazer ao menos uma redação por semana”, destaca a estudante.

Já Éricka Castro, da Escola Estadual Deputado João Beltrão, de Coruripe, diz que o auxílio em sala de aula foi fundamental. Isso porque, segundo ela, a professora Juliana DalFarra, que leciona Língua Portuguesa, não apenas ministrou aulas envolventes, mas também participou ativamente da correção detalhada de cada redação, monitorando de perto a evolução de seus alunos. “Foi muito prazeroso. E melhor ainda foi saber que nosso esforço foi recompensado”, revela.

Outra que também fez 980 pontos foi Ana Carolina Freitas, da Escola Estadual Estadual Dr. Rodriguez de Melo, de Maceió. “Ampliar o repertório por meio de música, séries, filmes e livros também é essencial. Mas o mais importante foi poder contar com o apoio da professora de Português, Redação e Literatura da minha escola, a Margareth. Quando recebi o tema, lembrei-me dela de imediato. Agora, seguirei em busca do meu grande sonho, que é cursar medicina”, afirma a futura universitária.

Para a professora Lívia Soares, todos obtiveram sucesso na redação porque também souberam lidar com fatores como o nervosismo. Ela revela que saber abordar temas relevantes e contemporâneos segue fazendo a diferença na preparação. “Não dá para fugir do nervosismo antes da prova, mas há como amenizá-lo quando se tem uma boa preparação”, atesta a educadora responsável pelo projeto social que conta com o apoio da Seduc.

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