Os estudantes de Maceió que fazem parte do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) possuem agora mais uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho: eles participam de um projeto inicial de formação técnica e profissionalizante na EJA totalmente gratuito.
A aula inaugural da formação em organização de eventos foi realizada nesta quarta-feira (27), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas. O curso é fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A formação oferece uma alternativa para o desenvolvimento de habilidades práticas e específicas que ajudam os estudantes a se inserir no mercado de trabalho. O curso irá capacitar os aprendizes a entrarem ou progredirem no mundo profissional com uma nova habilidade desenvolvida.
“Estamos muito felizes com esse momento, pois ele abre oportunidades no mercado de trabalho para estes estudantes da EJA. É uma ótima parceria entre Seduc e Ufal. Nós temos duas turmas em duas escolas num projeto inicial da 13ª e 1ª gerências especiais de Educação, e a pretensão é que a gente forme 300 alunos até o ano que vem”, explica Dirlene Monte, gerente especial de Fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos da Seduc.
As aulas acontecerão de segunda a sexta, pela manhã, e serão ministradas por professores da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal nas escolas estaduais Padre Cabral, em Fernão Velho, e Professor Theonilo Gama, no Jacintinho. Durante a formação, os estudantes terão aulas práticas e visitas técnicas aos ambientes relacionados ao curso, e terão um ano para concluir todas as matérias oferecidas pelo projeto. Futuramente, a equipe organizadora pretende ampliar a oferta de cursos e vagas.