Estudante da rede estadual embarca para intercâmbio nos Estados Unidos Luana Moisés, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, está entre os 46 estudantes brasileiros que passarão três semanas em solo norte-americano.

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

16 jan 2024 - 12:30


Luana conhecerá cultura e sistema educacional norte-americanos. (Foto: Ana Paula Lins / Ascom Seduc)

De Arapiraca, Alagoas, para Kalamazoo, no estado do Michigan, Estados Unidos. Este será o percurso vivenciado pela estudante Luana Moisés Santos Ferreira nos próximos dias. Aluna da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, ela representará Alagoas no Programa Jovens Embaixadores, onde, até o começo de fevereiro, participará de um intercâmbio cultural e educacional nos Estados Unidos com todos os custos bancados pela Embaixada Americana. Nesta segunda-feira (15), ela embarcou de Maceió para dar início a uma viagem que é o seu sonho de infância.

“Pretendo fazer pontes de amizade e profissionais. Lá farei amigos que sei que levarei para toda a vida. Vale muito a pena participar do Jovens Embaixadores, pois ele te possibilita uma imersão gratuita, onde você ficará 24 horas em contato com a língua inglesa. Eu estou realizando um sonho de infância e sem nenhum custo”, diz Luana.

Uma iniciativa da Embaixada Americana no Brasil, e que conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o Programa Jovens Embaixadores visa proporcionar um intercâmbio nos Estados Unidos para estudantes do Ensino Médio brasileiro que sejam destaques em suas comunidades pela atitude positiva, espírito empreendedor, bom desempenho escolar e domínio do idioma inglês. O programa teve nove mil inscritos em todo o Brasil e Luana obteve o segundo melhor desempenho dentre os 46 jovens selecionados como embaixadores.

Sonho realizado

Nestes primeiros dias, os jovens serão recepcionados pela equipe da Embaixada Americana em São Paulo, onde receberão as últimas instruções antes da viagem para os Estados Unidos, que acontece na próxima sexta-feira (19). O grupo segue inicialmente para a capital Washington DC e, depois, cada estudante será encaminhado para uma cidade americana e ficará hospedado na casa de uma família nativa. Luana ficará na cidade de Kalamazoo, no estado de Michigan, lar da indústria automotiva americana e que, no momento, conta com temperaturas de -17°C.

“Estou animada para passar frio e ver a neve”, brinca Luana, que, além das suas próprias roupas de frio, receberá um kit especialmente cedido pela Embaixada dos EUA para enfrentar o rigoroso inverno norte-americano. “Minhas expectativas são enormes. Quero melhorar meu inglês, mas também quero mostrar a eles o que é Alagoas, o Nordeste, a nossa cultura. Também fico feliz de poder, finalmente, conhecer os outros embaixadores, com quem mantinha contato apenas pela internet. Sou muito grata a meus professores, a minha família e a minha comunidade por todo o apoio que recebi para estar aqui hoje”, destaca Luana.

Sua mãe, Gisleide Moisés, fez questão de acompanhá-la até o embarque e não escondia emoção pela conquista da filha. “Moramos em um povoado rural que fica a 15 minutos da área urbana de Arapiraca, e os meus filhos são meninos estudiosos e de comportamento exemplar. Este intercâmbio é uma oportunidade única na vida dela e espero que ela aproveite cada momento em que estiver lá. Sou muito grata a todos que a acompanharam para que ela chegasse até aqui, e tenho orgulho de, hoje, vê-la sair de nossa comunidade para um intercâmbio nos Estados Unidos. Sei que ela pode ir ainda mais longe”, declara, emocionada, Gisleide.

Oportunidades

Também presente ao embarque, o gerente especial de Execução de Programas e Projetos da Rede Estadual, Leandro Lima, lembrou que a participação no programa trará muitas oportunidades para Luana.

“Enquanto Seduc, estamos orgulhosos da conquista da Luana, que disputou esta vaga com mais de nove mil estudantes de todo o Brasil e foi a segunda melhor colocada na seleção. Esse intercâmbio proporcionará não só a melhoria na proficiência do idioma, mas também abrirá portas das universidades americanas para estes jovens”, aponta.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, recebeu Luana em seu gabinete em novembro passado e, na ocasião, desejou boa viagem para a jovem e a aconselhou a aproveitar ao máximo a experiência.

“Como é alguém fruto da rede estadual, fico muito feliz com as conquistas dos nossos estudantes. Luana representará as cores de Alagoas nesse intercâmbio e, por isso, peço que aproveite ao máximo esta experiência que será inesquecível e que levará para toda a vida”, frisou.

Comentários