Anúncio foi feito pelo governador Teotonio Vilela durante Fórum Regional da Indústria do Plástico, que debateu diretrizes para o crescimento do setor.
Com o objetivo de promover ações de prospecções, fortalecimento e desenvolvimento tecnológico de micro e pequenas empresas de transformação e reciclagem de resinas plásticas, foi realizado mais um Fórum Regional da Indústria do Plástico. A segunda edição do evento ocorreu nesta quarta-feira (28), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), e contou com a participação do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, e da secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.
Durante o discurso de abertura, o governador declarou que o Fórum é uma oportunidade de discussão e aprofundamento de conhecimentos, que vão facilitar as diretrizes para o fortalecimento do segmento. “Alagoas ficou trinta anos em completa letargia, sem atrair indústrias de médio e grande porte. Há pouco mais de um mês, inauguramos a centésima empresa atraída dentro da atual gestão de Governo. Hoje, o estado é respeitado por empresários e investidores”, pontou.
O governador aproveitou a ocasião para informar que o governo estadual já está viabilizando a lei de incentivo para concessão de recursos a empresas de reciclagem do plástico em Alagoas. “Sabemos da importância da cadeia produtiva do plástico para o crescimento econômico do estado. Mas da mesma forma que reafirmo meu compromisso com o desenvolvimento, também quero garantir que a economia alagoana cresça de forma mais sustentável possível”, disse.
Para a secretária Poliana Santana, o trabalho integrado dos parceiros, aliado à busca pela qualificação, permitiu que grandes resultados fossem alcançados desde 2007, ano que marca o início da atual gestão do governo. “Um dos frutos deste governo foi a instalação de 30 novas empresas do segmento plástico, que geraram quase dois mil empregos diretos no estado e investiram mais de um bilhão de reais na economia alagoana”, destacou.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Plástico e Tinta do Estado de Alagoas (Sinplast) e vice-presidente da Fiea, Wander Lobo, elogiou a contribuição do Governo de Alagoas para o crescimento do segmento do plástico no estado. “Alagoas tem o que talvez nenhum outro estado do país tenha: espírito de governança. Graças ao empenho e diálogo do governador Teotonio com entidades parceiras, o estado tem ganhado cada vez mais credibilidade junto a empresários e investidores”, destacou.
Durante o Fórum, especialistas de renome internacional ministraram palestras sobre os seguintes temas: as perspectivas para o setor de transformados plásticos; os novos produtos disponíveis no mercado e as áreas específicas de transformação; a adequação e a implementação da política nacional de resíduos sólidos e a eficiência energética no setor de plásticos.
O II Fórum Regional da Indústria do Plástico é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com a Fiea, o Senai/AL, a Braskem, o Sebrae/AL, o Sindicato das Indústrias de Plástico e Tinta do Estado de Alagoas (Sinplast), a Associação das Empresas do Distrito Industrial Governador Luiz Cavalcante (Adedi) e a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Marechal Deodoro (Assedi-MD).
Da Agência Alagoas