O governo do Estado lança esta semana o Plano Municipal de Assistência Social (PMAS 2014-2017) voltado aos 102 municípios alagoanos. Idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades), o projeto tem como objetivo atuar como um facilitador no processo de uniformização dos planos, possibilitando a formação de bancos de dados e de relatórios de consultas estáticas periodicamente.
O primeiro a inaugurar a ferramenta, através do preenchimento piloto do formulário, é o município de Jacaré dos Homens, grande parceiro da Seades na implantação do projeto.
A iniciativa surgiu da necessidade de os técnicos estaduais realizarem um gerenciamento mais eficaz, uma vez que os planos produziam 102 documentos redigidos de forma diferente, sem nenhum critério regular e homogêneo.
“Nós sentíamos muita dificuldade em monitorar a implementação dos planos de forma mais ativa. O plano online vem para agilizar a nossa fiscalização e assessoramento aos municípios no processo de preenchimento dos formulários. Conseguimos unificar o formato e sua composição, facilitando a realização dos bancos dados, que é essencial para identificar os problemas e promover uma melhoria das questões socioassistenciais nos municípios”, destacou o superintendente de Fortalecimento do Sistema Descentralizado da Seades, Edmilson Vasconcelos, responsável pela aplicação do plano online no Estado de Alagoas.
Com a nova atualização online, os municípios devem preencher 138 campos expressos no formulário enviado pela Seades, entre perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha. A partir desse procedimento e do envio do plano para a gestão estadual será feito, então, um diagnóstico socioassistencial através dos dados fornecidos nos links anexados, facilitando a consulta e leitura da realidade de cada cidade.
Para os municípios que estiverem com dúvidas no novo preenchimento online dos formulários, já está disponível um passo a passo dos procedimentos pelo endereço: http://goo.gl/hQtUFp
Fonte: Agência Alagoas