O chamado acordo de cooperação técnica determina Estado, prefeituras e IMA desenvolvam funções, num acordo técnico e mútuo.
Com o objetivo de minimizar o processo de desertificação nas regiões do semiárido alagoano, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) de Alagoas, do Instituto de Meio Ambiente (IMA) bem como da secretaria de Governo da cidade de Senador Rui Palmeira, firmaram um acordo na ultima quinta-feira (23), na qual está previsto a elaboração e execução de ações voltadas à educação ambiental da região.
O encontro dos representantes públicos aconteceu na sede da Semarh, contando com as presenças do secretário Alexandre Ayres, da Semarh; do superintendente de Meio Ambiente, Matheus Gonzales, do presidente do IMA, Gustavo Lopes, do técnico da Semarh Marcelo Ribeiro, do prefeito João Carlos Rodrigues, e da secretária de Governo de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura.
O chamado acordo de cooperação técnica determina que a Prefeitura elabore e construa o seu plano de combate à desertificação, cabendo a Semarh realizar e supervisionar o acordo e prestar apoio para a execução de ações voltadas à educação ambiental. Em relação ao IMA, serão designados servidores para ações que promovam a educação ambiental, identificação de áreas propícias à criação de unidades de conservação, além de priorizar ações de fiscalização de possíveis crimes ambientais.
De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Matheus Gonzales, as ações preventivas são importantes em decorrência da desertificação que transforma um determinado solo, principalmente na região do Semiárido, em deserto, reduzindo ou acabando com a vegetação e capacidade produtiva do solo. “Precisamos combater a desertificação que é um fenômeno extremamente prejudicial à região do Semiárido. O Estado terá as suas atribuições, assim como as prefeituras irão desenvolver suas funções, num acordo técnico e mútuo”, explicou o superintendente.
Planejamento
Com a primeira assinatura para cooperação técnica realizada com o município de Senador Rui Palmeira, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos vai lançar, brevemente, um plano de ação destinada aos municípios que sofrem com o problema da desertificação.
Por Nigel Santana / Agência Alagoas com edição da Redação