Estabelecimento comercial é atuado por furto de energia em São Sebastião Equatorial estima uma perda de 12.000 KWh, energia suficiente para atender mais de 240 residências durante um mês

Assessoria / Equatorial-AL

18 Maio 2024 - 09:00


Equatorial estima uma perda de 12.000 KWh (Foto: Divulgação / Equatorial Alagoas)

Em mais uma ação de combate ao furto de energia elétrica, a Companhia de Polícia Militar de Teotônio Vilela com o apoio da Equatorial Alagoas, flagrou um estabelecimento comercial que atua no ramo da beleza no município de São Sebastião, praticando furto de energia pela segunda vez, em menos de um mês.

Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, o estabelecimento havia sido inspecionado e autuado por furto de energia em meados de abril. Nesta quinta-feira (16), as equipes técnicas realizaram uma nova vistoria, onde foi constatado que a unidade consumidora estava praticando a fraude novamente.

A empresa estima que essa unidade deixou de registrar cerca de 12.000kWh, energia suficiente para atender 240 residências durante um mês. Após verificação, os técnicos da empresa realizaram os procedimentos de regularização da energia do local e foi aberto um boletim de ocorrências contra o proprietário pelo estabelecimento.

Vale ressaltar que nessa prática criminosa todos os clientes pagam a conta, porque as perdas geradas pelo furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.

Penalidades e onde denunciar

A Equatorial Alagoas orienta que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.

As denúncias de fraudes, ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site www.equatorialenergia.com.br de forma anônima.

Comentários