A escritora santanense Flaviana Costa tem realizado oficinas de Literatura de Cordel para alunos da rede municipal e particular em Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas.
“A moça da superação”, como é conhecida, elaborou o projeto A Caminhada, que tem por objetivo incentivar os jovens, a colocar no papel suas emoções, de forma dinâmica e poética.
Para Costa não há idade para ser poeta e sugere que os estudantes transformem a dor em arte, para que assim todos possam aprender com os momentos vivenciados.
Incentivando os alunos a produzir o “O DIÁRIO DAS EMOÇÕES”, Flaviana usa o cordel para essa produção literária, mostrando como é prazeroso brincar com as rimas, transformando momentos difíceis em resenhas, aprendizados, conhecimentos, superações.
Da Educação Infantil ao Ensino fundamental e Médio, a cordelista usa dinâmicas com diversidades de gêneros literários, motivando os pequenos a desenhar, e os jovens a escrever suas histórias. Ela diz que já encontrou muitos talentos e que todas as produções realizadas nas oficinas são anexadas e fazem parte do seu projeto.
Neste ano, as oficinas de Literatura de Cordel foram realizadas nos em março e agosto deste ano, além de setembro de 2018. As instituições alvos foram: Escola Carrossel Escola Municipal São Cristóvão, Escola Estadual Professor Mileno Ferreira e Escola Municipal Santa Sofia.
Veja abaixo algumas das produções literária fruto das oficinas:
Ana Carolina (8 anos)
Meu nome é Ana Carolina
Pode me chamar de Carol
Mãe disse que sou linda
Como os raios de sol
Gosto de brincar e estudar
E amo a flor girassol.
Ana Vitória (5 anos)
PAPAI
Papai te amo
Do fundo do coração
O senhor é meu amor
Esqueço não.
MAMÃE
Sou pequeninha
Como um botão de flor
Papai do céu me deu mamãe
Para ser meu jardim de amor.
Da Redação com Adalberto Gomes