
Ao todo, 21 arapiraquenses foram certificados para ingressarem no setor de distribuição de energia elétrica (Foto: Assessoria / Equatorial)
A Equatorial Alagoas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizou, nesta terça-feira (31), no Teatro do Senai, localizado no bairro Primavera, em Arapiraca, a certificação da primeira turma da Escola de Eletricistas do ano de 2023, promovida no interior do Estado. A iniciativa, que integra plataforma E+ de Sustentabilidade da Distribuidora, é inédita no município e tem como objetivo a formação gratuita de profissionais para atuação no setor de distribuição de energia elétrica.
Ao todo, 21 alagoanos receberam seus certificados e se tornaram oficialmente aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Além dos concluintes, o evento, que foi marcado por homenagens e muita emoção, contou com a presença dos familiares dos eletricistas, gestores e colaboradores da Equatorial, do Sistema Sesi Senai e da Dínamo Engenharia.
“Eu sou muito grato pela oportunidade que tive e grato por todos os caminhos que essa qualificação profissional vai abrir daqui por diante. Só tenho que agradecer e reforçar a importância desse projeto em minha vida e nas vidas dos meus colegas de curso. Obrigado Equatorial e a todos que fizeram parte desse momento”, mencionou o concluinte Allysson Daniel Magalhães.
Em 2023, a Equatorial Alagoas deve lançar cerca 100 novos eletricistas no mercado de distribuição de energia elétrica. Durante o evento, o superintendente de Operações da Equatorial Alagoas, Thiago Attias, ressaltou a importância da iniciativa para o estado. “O projeto da Escola de Eletricistas é um motivo de muito orgulho para nós da Equatorial. Formar pessoas para atuar em nosso segmento é a melhor forma de garantir confiabilidade no serviço oferecido aos nossos clientes e perceber a transformação social que já estamos realizando nas vidas dessas pessoas é muito gratificante”, menciona o superintendente.
“Estamos muito felizes com os resultados da primeira turma formada em Arapiraca e temos certeza que esses profissionais estão saindo daqui prontos e qualificados para ingressarem no mercado de trabalho”, afirma.
Homenagens
O concluinte João Paulo foi escolhido como o aluno laureado da turma e foi presentado com um alicate amperímetro, instrumento muito utilizado por eletricistas para medir a corrente elétrica. Ao ser anunciado como destaque, ele foi surpreendido com uma homenagem de seus familiares e amigos, e foi aplaudido por seus colegas de classe. Emocionado, João Paulo agradeceu e mencionou que o sentimento era de gratidão e alegria.
“Fiquei surpreso de ser o escolhido como aluno destaque e muito feliz por todas as homenagens que recebi. O sentimento é de gratidão por todo aprendizado, e conhecimento adquirido durante o curso. Estou muito feliz e emocionado de finalmente estar com meu certificado em mãos. Agora sim eu sou um eletricista!”, disse.
Thiago Laurindo, gerente da Dínamo Engenharia, empresa patrocinadora da bolsa para oportunidades profissionais, parabenizou os alunos concluintes e ressaltou que o mercado de distribuição de energia elétrica está aquecido e necessita de eletricistas qualificados. “Estou muito feliz de poder fazer parte desse momento único e histórico em Arapiraca. Alagoas precisa de mão de obra qualificado e de profissionais qualificados que possam levar serviços de qualidade para as casas dos alagoanos. Parabéns a todos por terem chegado até aqui”.
Sobre a Escola de Eletricistas
As aulas da primeira turma da Escola de Eletricistas em Arapiraca foram iniciadas em julho e ministradas pelo Senai Alagoas. A capacitação para a formação de novos eletricistas contou com aulas teóricas e práticas, que habilitaram o aluno em todas as normas regulamentadoras necessárias para a entrada no mercado de trabalho, totalizando 480h do curso profissionalizante. Para ampliar as oportunidades de empregabilidade, o programa também contemplou cursos comportamentais que apoiaram os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal.
ODS
A Escola de Eletricistas integra a plataforma E+Profissional do Grupo Equatorial e é chancelada pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam promover a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, além da redução das desigualdades até 2030.