A Equatorial Alagoas anunciou ter assinado nesta sexta-feira (04), um acordo com a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SEMTEL), para implantação do primeiro Eletroposto da capital. O novo empreendimento irá oferecer um ambiente para o carregamento de carros e bicicletas elétricas.
A iniciativa acontece por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo é contribuir com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável da energia e fomentando a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis.
Com o termo de cooperação assinado, a obra do empreendimento que será localizado no bairro do Stella Maris, terá o prazo de execução de 60 dias com o total de R$ 265 mil de investimento.
Inicialmente, serão disponibilizadas 15 (quinze) bicicletas elétricas. Dez serão para uso gratuito da população local e turistas e, cinco ficarão à disposição da guarda municipal. Além disso, a Distribuidora também fará a entrega de um carro elétrico que ficará à serviço da segurança da cidade.
Saiba o que é mobilidade elétrica e conheça mais sobre o projeto
Mobilidade elétrica é um termo utilizado para definir a eletrificação dos meios de transporte, ou seja, a possibilidade de locomoção por meio de veículos movidos 100% a energia elétrica.
O principal objetivo do Projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial é fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana, de forma a incentivar a adesão e contato mais próximo com a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros.
Veículos elétricos são movidos exclusivamente por eletricidade e podem ter um ou mais motores, que dependem da energia armazenada em baterias, geralmente de íons de lítio, para funcionar.
Por não ter os combustíveis fósseis como fonte, os carros elétricos não emitem CO² e não poluem o meio ambiente. No Eletroposto, uma das fontes de alimentação utilizadas será a energia solar, limpa e renovável.