Manter as instalações elétricas de casa bem conservadas é uma questão de segurança e de economia. E quando essas instalações possuem mais de cinco anos, a atenção deve ser ainda mais redobrada pelos responsáveis e donos de imóveis, pois é o momento de chamar um profissional capacitado para realizar uma boa revisão evitando, assim, o risco de acidentes graves além do desperdício de energia proveniente da fuga de eletricidade.
Segundo o executivo de manutenção da Equatorial Alagoas, Elger Reis, a orientação é realizar a revisão no domicílio de forma periódica e sinais como: tomadas esquentando, disjuntor desarmando e um valor elevado na conta de luz, devem ser observados com atenção pelos consumidores.
“Mesmo que as instalações elétricas inadequadas não impeçam um equipamento de funcionar, o desconhecimento e a negligência tanto dos donos dos imóveis quanto dos profissionais da área elétrica sobre os perigos das instalações antigas ou mal executadas, são fatores que colocam em risco a vida de todos. Por isso, sempre reforçamos a importância do serviço de revisão ser realizado e acompanhado de forma periódica por pessoas capacitadas ou qualificadas, para que não haja problemas”, destaca o executivo.
Fuga de energia e o impacto na conta de luz
O especialista também explica, que manter as instalações elétricas de casa bem conservadas também proporciona uma diferença no valor da conta de luz. A má instalação dos fios pode gerar prejuízos provenientes do superaquecimento da fiação. Isso faz com que a energia seja utilizada para aquecer os próprios condutores (fios) ou conexões entre eles, em vez de ser transformada em eletricidade útil para iluminar ou ligar um eletrodoméstico, aumentando assim o consumo de energia elétrica.
“Mesmo que não tenha sido efetivamente utilizado pelo consumidor, esse gasto de energia acaba sendo computado pelo medidor, ou seja, é incluído na hora de calcular o valor da conta,” ressalta.
Paliativos arriscados
Adaptadores, benjamins, extensões são acessórios muito utilizados pelos consumidores em casa, porém eles oferecem grandes perigos. Ligar mais de um aparelho em adaptadores, de uma só vez, pode aumentar o risco de sobrecarga, curtos-circuitos e incêndios, pois a corrente elétrica da soma dos aparelhos conectados será maior do que aquela suportada pela tomada.
De acordo com o executivo, caso haja a necessidade de se ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, o ideal é a utilização de um filtro de linha que, em caso de sobrecarga de energia, irá se desligar automaticamente.