A praticidade dos equipamentos elétricos tem facilitado a vida de muita gente, principalmente no uso doméstico. O secador de cabelo e a chapinha, por exemplo, fazem parte da rotina de beleza da maioria das mulheres. Mas, por se tratar de um item que transforma energia em calor, são necessários alguns cuidados para evitar acidentes e choques elétricos, principalmente quando utilizado em ambientes úmidos ou molhados.
Com o aumento de casos envolvendo acidentes de origem elétrica no estado e preocupada com a segurança de seus clientes, a Equatorial Alagoas reforça as orientações sobre riscos e perigos da energia e como utilizar os equipamentos de forma segura.
De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, João Marcos Porfírio, muitos dos acidentes ocorridos nas residências, poderiam ser evitados com adoção de medidas simples de prevenção.
“Secadores de cabelo, chapinhas e barbeadores elétricos não devem ser utilizados, em hipótese alguma, em locais molhados, a exemplo em bancadas de banheiro, ou com os pés em contato com a água. Por ser condutora de energia, o risco de uma fatalidade é ainda maior nessa condição. É importante também sempre observar a condição do fio para ter certeza de que não apresentam desgastes no isolamento e jamais puxar diretamente o fio ao desligar equipamentos eletrônicos da tomada, pois isso pode também representar perigo de choque elétrico”, explica.
Segundo Porfírio, é fundamental saber qual a voltagem do secador ou chapinha, em seguida checar a fiação do local escolhido para ser ligado. “ O cliente precisa avaliar se o equipamento possui o selo do Inmetro, se a voltagem da casa é a compatível com a do aparelho e nunca utilizar equipamentos elétricos descalços ou molhados, pois isso pode potencializar o risco de um acidente”, mencionou o executivo.
Alerta com ligações improvisadas
De acordo com o executivo, os clientes também precisam estar atentos as ‘ligações improvisadas’. Não é recomendado que os clientes desencapem fios e nem utilizem fios emendados ou liguem vários equipamentos em uma mesma tomada, a exemplo dos benjamins ou “Ts”, que são itens que tem potencial de geram superaquecimento e curtos-circuitos nas tomadas. A recomendação é a utilização do filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo.
Outras dicas para se prevenir de acidentes elétricos
Use protetores nas tomadas que não estiverem sendo utilizadas, isso evita que crianças insiram materiais dentro das tomadas;
Ao trocar lâmpadas desligue os disjuntores e a chave geral e não toque na parte metálica do bocal da lâmpada;
Se você tiver um chuveiro elétrico, troque a chave seletora somente quando o mesmo estiver desligado e o circuito elétrico deverá ser protegido pelo disjuntor DR;
Se for instalar uma antena, contrate um profissional especializado e respeite a distância segura da rede elétrica, de pelo menos 3 metros;
Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, caso aconteça um curto-circuito eles podem pegar fogo rapidamente;
Nunca instale cercas elétricas improvisadas. A energização de cercas só deve ser feita por profissionais qualificados, respeitando a legislação de segurança e com equipamentos adequados.
Em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193), desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e acione a distribuidora imediatamente pelo 0800 082 0196. É importante lembrar também que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico partido. Apenas isole a área e aguarde os profissionais habilitados.