Encontro institucional com MPF busca soluções para desafios do Incra em Alagoas Desafios na segurança pública afetam a efetividade de políticas públicas em assentamentos alagoanos

Assessoria / MPF-AL

20 out 2023 - 22:00


O encontro ocorreu com o intuito de discutir as dificuldades enfrentadas pelo órgão no cumprimento de determinações e procedimentos do MPF. (Foto: Assessoria / MPF-AL)

Na última quinta-feira, dia 19, o Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas promoveu reunião de trabalho a pedido do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O encontro ocorreu com o intuito de discutir as dificuldades enfrentadas pelo órgão no cumprimento de determinações e procedimentos do MPF. Os desafios enfrentados pelo Incra são agravados, principalmente, pelos problemas de segurança pública que afetam diversos assentamentos em Alagoas.

A reunião foi coordenada pelos procuradores da República Érico Gomes, Júlia Cadete e Juliana Câmara, que se comprometeram a buscar soluções para fortalecer o Incra institucionalmente e superar as barreiras que prejudicam o andamento dos processos de efetiva reforma agrária e de qualidade de vida dos assentados.

Dificuldades 

O Incra tem a missão de implementar a reforma agrária no Brasil, contribuindo para a distribuição equitativa de terras e o desenvolvimento rural sustentável. No entanto, em Alagoas, a instituição tem enfrentado obstáculos significativos em seu trabalho devido aos problemas de diferentes matizes, especialmente segurança pública, que afetam as áreas de assentamentos. A presença do tráfico de drogas, conflitos fundiários e a falta de estrutura de segurança têm colocado em risco não apenas a integridade dos trabalhadores rurais, mas também dos próprios servidores públicos e, consequentemente, a execução de políticas públicas próprias da reforma agrária.

Encaminhamentos 

Durante o encontro, foram discutidas alternativas para superar esses desafios, a fim de fortalecer o Incra institucionalmente e garantir o cumprimento de suas obrigações. O principal ponto de discussão foi uma maior integração entre o Incra e órgãos de segurança e de fiscalização ambiental.

Constatou-se que o trabalho conjunto entre o MPF, o INCRA e outros órgãos envolvidos, por meio da cooperação e do diálogo, pode ser um meio eficaz para superar obstáculos e efetivar as políticas públicas relacionadas à reforma agrária. 

Para os procuradores da República que participaram do encontro, a parceria entre o MPF e o Incra é fundamental para garantir que a reforma agrária possa se consolidar e avançar de forma eficaz e justa, promovendo o bem-estar das famílias que dependem da terra para sua subsistência.

Comentários