O escritório regional do Médio Sertão do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), instalado no município de Santana do Ipanema, estará com programação especial a partir desta terça-feira (26). A presença da Emater no Governo no Sertão inclui debate sobre o Programa de Habitação Rural, o planejamento estratégico do instituto e o termo de cooperação com os municípios, entre outros temas.
Conforme a programação definida junto à equipe da Emater, nesta terça (26), haverá o lançamento do Programa Habitação Rural, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, e à tarde, a partir das 15h, ocorrerá uma mesa técnica no auditório do escritório regional para discutir o tema.
Para a mesa foram convidados representantes do Banco do Brasil, instituição com a qual a Emater firmou termo de parceria para execução de 10 mil projetos e representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag).
Para Iza Toledo, que responde interinamente pela Emater, o debate esclarecerá as principais dúvidas das lideranças ligadas às famílias de agricultores sobre o projeto, principalmente quanto aos critérios de financiamento da casa própria. “Neste primeiro momento, buscamos o apoio da Fetag, porque eles já executam o Programa de Habitação. A Emater tem uma missão especial, além de elaborar os projetos de construção das unidades habitacionais, haverá um projeto de desenvolvimento produtivo para famílias”, esclareceu a chefe de gabinete.
Na quarta-feira (27), a partir das 9h, no escritório regional, haverá um debate sobre o termo de cooperação proposto pela Emater aos 102 municípios alagoanos, onde o instituto traça as ações conforme a contrapartida firmada com os municípios. Logo após, será apresentado Sistema Integrado de Gestão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sigater), uma ferramenta que proporcionará um acompanhamento real das ações de Assistência Técnica no Campo, com dados precisos.
Quinta-feira (28) será a vez dos produtores e técnicos conhecerem as variedades de palma forrageira que estão resistindo ao período de estiagem prolongada. Na Estação Experimental de Santana do Ipanema, o pesquisador Fernando Gomes explanará sobre as variedades cultivadas na unidade e o avanço dos trabalhos de pesquisa. À tarde, a partir das 14h, no escritório regional, haverá um debate sobre comercialização e agregação de valor à produção da Agricultura Familiar.
Encerrando as atividades da Emater no Sertão, na sexta (1º), a partir das 9h, o técnico extensionista Ruy Falcão discutirá com presidentes de sindicatos e associações as políticas de Crédito Rural e Seguro Garantia Safra, além de retirar as dúvidas sobre o Sistema de Emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP.
Por Agência Alagoas