Cansados de ver o lixo na porta de suas casas, um grupo de moradores do bairro São Pedro, localizada na cidade de Santana do Ipanema, decidiu transferir a visão nada agradável para as vistas do gestor público municipal. O fato aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (12), quando os populares levaram inúmeros pacotes e sacos de lixo para a Rua Coronel Lucena, em frente a sede do Poder Executivo.
Horas antes do ocorrido um número maior de moradores realizaram outro protesto, também colocando sacos de lixo nas ruas, mas na oportunidade eles bloquearam as vias do próprio bairro. Após acionarem repórteres de uma rádio local e não obter respostas da Prefeitura sobre providências na coleta de lixo, os mais revoltados decidiram a sujeira de lugar.
Em poucos minutos as imagens dos pacotes e lixos nas ruas tomaram conta das redes sociais. Fotos e vídeos circulam em grupos de conversas e até estamparam as páginas e perfis dos santanenses. A medida foi até comemorada por alguns e lamentada por outros.
Por telefone nossa reportagem conversou com o líder comunitário daquela região, o militar aposentado e comunicador Antônio Cajueiro. Apesar de não ter participado efetivamente da ação, o morador afirmou que tentou conter os ânimos dos colegas, mas que a revolta devido a falta de coleta no bairro acabou gerando o inusitado.
Em entrevista a emissora de rádio, Milênio FM, Cajueiro informou que manteve contato com o secretário de Obras do Município, Fernando Guimarães, e que ele teria garantido enviar um caminhão para recolher o lixo, coisa que somente aconteceu horas após o protesto na Prefeitura. Nossa reportagem também conseguiu contato logo cedo com Guimarães, mas ele acabou dizendo que estaria em viagem.
Por Lucas Malta / Da Redação