Comitê Gestor se reúne para traçar programação de cursos, que já devem ter início com a abertura da unidade de convivência com o Semiárido.
Está prevista para setembro a inauguração do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, unidade que vai desenvolver pesquisas, capacitar técnicos e levar orientação aos criadores da região visando à melhoria das cadeias produtivas, com ênfase na ovinocaprinocultura e avicultura caipira. O Centro vai contar com uma biofábrica para a produção de sementes e mudas.
Na última semana, o Comitê Gestor do Centro se reuniu para discutir parcerias e planejar a inauguração do local. De acordo com Carlos Henrique Soares, secretário-adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, a ideia é que o Centro abra as portas já com a programação de cursos em andamento. “Iremos inaugurá-lo já cumprindo o planejamento de atividades, com a realização de um grande evento que trará palestrantes de fora e que abordará as temáticas envolvidas no Centro Xingó, como apicultura, ovinocaprinocultura e irrigação, entre outras”, afirmou o secretário-adjunto da Seagri.
A criação do Centro faz parte do programa de desenvolvimento e difusão de tecnologias rurais do sertão alagoano, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Fazem parte do Comitê Gestor, além da secretaria, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), a Chesf e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Durante o encontro, o presidente do IABS, Tadeu Assad, apresentou o regimento interno e as diretrizes de gestão do Centro, além da definição de parceiros. “O Centro é uma das grandes ações desta parceria e estamos trabalhando para que tudo ocorra da melhor forma. Queremos oferecer aos produtores do semiárido o apoio necessário para conviver da melhor forma com as adversidades desta região, minimizando danos e perdas em suas produções”, disse Assad.
“O momento agora é de definir as equipes de trabalho pensando não só na inauguração, mas em todas as ações que serão desenvolvidas”, destacou Rafael de Lira, coordenador de programas do escritório da Aecid do Uruguai, que assumiu a coordenação regional dos projetos apoiados pela agência no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Ele veio a Alagoas para acompanhar as ações desenvolvidas junto ao IABS no estado, entre elas a construção e funcionamento do Centro Xingó.
O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido já conta com a parceria do Sebrae Alagoas, ICTAL, Prefeitura de Piranhas, entre outros.
Por Isis Correia / Agência Alagoas