Em noite festiva, AGRIPA recebe Prêmio Destaque Ambiental

06 jun 2014 - 14:06


Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net

Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net

Ambientalistas sertanejos tiveram oportunidade de participar de uma noite de gala nesta quinta-feira (5) na cidade de Maceió. Junto com mais quatro personalidades, o evento, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente – IMA, honrou os membros da Associação Guardiões do Rio Ipanema – Agripa, com o Prêmio Destaque Ambiental 2014.

Com o intuito de reconhecer as pessoas e entidades públicas que prestam serviços relevantes em defesa da biodiversidade existente no Estado, o Instituto reuniu autoridades e membros da sociedade, apresentando um breve histórico dos homenageados, além de prestar contas do trabalho realizado em Alagoas.

Agripa

Os defensores do rio Ipanema foram representados pelos membros Sérgio Campos, presidente da entidade, Clerisvaldo Chagas, vice-presidente, o cantor e poeta, Cícero Ferreira, Ferreirinha, tesoureiro, Ariselmo de Melo, orador, além das guardiãs: Edilma Lima e Maria Lúcia Barbosa.

Ao receber a homenagem, o presidente Sérgio Campos agradeceu falando da importância da Agripa, mesmo que com pouco tempo de vida, já ter conquistado tal reconhecimento em todo o estado. “Estamos aqui devido ao nosso mais importante acidente geográfico, chamado de Rio Ipanema. Nossa luta é para que um dia, quem sabe, revivamos o que na minha infância era normal acontecer, que é tomar banhos naquelas águas salobras do Ipanema e aproveitar o que a natureza nos presenteou”, falou Sérgio Campos.

Também emocionado, o professor e pesquisador Clerisvaldo B. Chagas declamou versos em homenagem ao rio Ipanema. O escritor de várias obras literárias apresentou ao público atento, seu livro “Ipanema um Rio Macho”, o mais completo relatório sobre este importante afluente do “Velho Chico”, o qual foi o grande motivador para a luta atual em favor da causa ambiental.

Veja a Galeria de Fotos deste evento

Para finalizar, o poeta Ferreirinha arrancou aplausos calorosos do público ao decantar o Xote dos Guardiões, hino da entidade homenageada. Feliz pela homenagem, o artista santanense contou satisfeito como foi assediado após sua participação. “Após a entrega, tive o prazer de receber inúmeros elogios de pessoas que adoraram as palavras. Não há reconhecimento maior para um artista e lutador desse Velho Panema”, contou o poeta.

Outros homenageados

Além da Agripa, quatro personalidades alagoanas receberam honrarias: a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ivete Vasconcelos Lopes Ferreira, que foi homenageada pelas pesquisas na área de tratamento de resíduos sólidos e tratamento de água de abastecimento.

A integrante do Grupo Maranhão, Cláudia Maranhão, pela dedicação e trabalho na criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Garabu e Serra D`Água; a Promotora de Justiça, Lavínia Silveira de Mendonça, que recebeu das mãos do Procurador Geral, Sérgio Jucá, o reconhecido trabalho;

E pra finalizar o trabalhador Luiz Antônio de Andrade Bezerra, integrante das Usinas Trapiche e Serra Grande, que foi homenageado pelo esforço em aliar a ação produtiva com a preservação de remanescentes florestais.

Da Redação

Comentários