Em grande estilo, Agripa celebrou o Dia do Rio Ipanema para comunidade do Sertão

22 abr 2015 - 11:30


Foto: Assessoria Agripa

Foto: Assessoria Agripa

O feriado de Tiradentes não foi a única data especial para muitos brasileiros. Na cidade de Santana do Ipanema, região do Sertão de Alagoas o dia também marcou a primeira comemoração do Dia do Rio Ipanema, instituído no ano passado pela Câmara de Vereadores da cidade. E quem comandou os parabéns ao bem natural que dá nome ao município sertanejo foram o Guardiões do Rio Ipanema, que promoveram atividades e apresentações especiais durante boa parte do dia.

Os festejos começaram às 16h, com um passeio ciclístico saindo do bairro Maniçoba, no qual contou com a participação de ciclistas profissionais e amadores. Adultos, jovens e crianças, acompanhados de seus pais e responsáveis, percorrem várias ruas da cidade, especialmente às localizadas às margens do rio. Com a chegada deles à Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, às 18h, foi realizada uma apresentação cultural a cargo da Escola Cenecista Santana.

Na oportunidade alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I e do 3º ano do Ensino Médio declamaram poesias com temas voltados ao rio Ipanema. Todos o trabalho junto aos estudantes foi organizado através da diretora da escola, Roseli Brandão, com o apoio das coordenadoras pedagógicas, Silvia e Pauline, e das professoras Edilma e Eubanete. A diretora da Escola fez questão de ressaltar a importância daquela momento e reiterou o apoio irrestrito da instituição de ensino na luta em favor da revitalização do rio Ipanema.

Quem também tomou a palavra foi o guardião, e um dos fundadores da Agripa, Sérgio Campos. Ele falou sobre a criação da entidade, bem como com a sua importância em resgatar o interesse da comunidade pelo nosso “Velho Panema”. “Se não tínhamos muitos motivos para comemorar, devido a enorme degradação em que se encontra esse manancial, os guardiões do rio Ipanema decidiram homenageá-lo e convidar a sociedade e autoridades para alertar sobre a problemática que envolve esse bem natural”, comentou o ambientalista.

Foto: Assessoria Agripa

Foto: Assessoria Agripa

O presidente da Agripa, professor Ariselmo de Melo, usou da palavra para agradecer a todos os participantes e colaboradores da homenagem. “Podemos anda não ter o que comemorar, devido a situação degradante em que se encontra o nosso rio Ipanema, mas podemos sim saudar este dia em sua homenagem. Acredito que um dia possamos ver nosso rio sendo explorado na área do turismo, onde muitas famílias tenham oportunidade de ter um lazer de qualidade”, afirmou o guardião-presidente.

Para encerrar, dando ainda mais brilhantismo ao evento, aconteceram diversas apresentações de artistas locais, onde prevaleceu o forró pé de serra, que ficou à cargo do grupo musical Júnior do Acordeon, e a participação de Manoel Messias. Se apresentaram ainda o cantor Arly Cardoso, o repentista Zenilde Batista e o poeta Ferreirinha.

DSC_0399

Júnior do Acordeon, Manoel Messias e o zabumbeiro Mariá (Foto: Assessoria Agripa)

Da Assessoria Agripa

Notícias Relacionadas:

Comentários