Em Alagoas, volume de vendas no varejo se mantém estável No Brasil, setor apresentou estabilidade pelo segundo mês consecutivo, com variação de 0,1%

Assessoria / IBGE

20 jan 2024 - 12:00


Centro do comércio de Maceió (Foto: Ailton Cruz / Assessoria)

O volume de vendas no comércio alagoano se manteve estável em novembro de 2023. Durante o mês de outubro, o setor havia apresentado queda de 0,7%, após sofrer alta de 0,8% em setembro. Em novembro, por sua vez, não houve variação. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada na última quarta-feira (17).

No acumulado de janeiro a novembro de 2023, o setor apresentou crescimento de 3,3% no estado. O acumulado dos últimos 12 meses é de 3,6%.

O volume de vendas em novembro de 2023 cresceu em 12 das 27 unidades da federação, com destaque para Espírito Santo (+13,3%), Paraíba (+1,8%) e Amapá (+1,6%).

A média nacional apresentou estabilidade pelo segundo mês consecutivo, com variação de 0,1%.

Comércio varejista ampliado

Já no comércio varejista ampliado, que inclui os setores “veículos, motos, partes e peças”, “material de construção” e “atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo”, houve crescimento de 1,2% em Alagoas.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, novembro de 2022, o comércio varejista ampliado cresceu 5,9% no estado. O acumulado de janeiro a novembro de 2023 trouxe alta de 2,4%. Já na comparação com os últimos 12 meses, o crescimento do setor foi de 2,9%.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que visam acompanhar o comportamento do comércio varejista em todo o país, todos os meses. O objetivo da PMC é acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e comércio varejista ampliado, produzindo resultados mensais acerca da variação do volume e receita nominal de vendas.

As informações da pesquisa podem ser consultadas no site do IBGE, e também pelo catálogo de publicações do Instituto.

Comentários