Em Alagoas, setor de serviços recua 4,4% no mês de novembro

Nathalia Leal / Ascom IBGE

21 jan 2024 - 19:00


Foto: Helena Pontes / Acervo IBGE

Durante o último mês de novembro, o volume de serviços em Alagoas sofreu retração de 4,4%. Outubro (0,3%) e setembro (0,6%) haviam apresentado índices positivos. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foi divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (16).

Em relação a novembro de 2022, mesmo período, o recuo do volume de serviços no estado é de -1%.

O crescimento acumulado do volume de serviços em AL, até novembro de 2023, é de 5,2%.

No Brasil, setor cresce 0,4% após retração por três meses consecutivos

A nível nacional, o volume no setor de serviços em novembro apresentou crescimento de 0,4% em relação ao mês imediatamente interior. Os meses de agosto, setembro e outubro haviam acumulado perda de 2,2%.

O acumulado no volume do setor de serviços no país até novembro de 2023 é +3%.

O cenário de retração no volume do setor de serviços em novembro é realidade em 15 das 27 unidades da federação (Ufs). Em contrapartida, 12 apresentaram variação positiva, indicando crescimento.

A expansão do setor no país foi acompanhada por três das cinco categorias investigadas: outros serviços; serviços profissionais, administrativos e complementares; e serviços prestados às famílias. Apenas as atividades relacionadas a “transportes” e “serviços de informação e comunicação” apresentaram queda. O índice geral, contudo, seguiu positivo (+0,4%).

Sobre a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

Divulgada mensalmente, a PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da federação.

Os resultados da PMS podem ser consultados pelo site do IBGE. As publicações podem ser consultadas pelo catálogo.

Comentários