Na mais recente bolsa de apostas da Assembleia Legislativa de Alagoas, os partidos vão investir em novas gerações de politicos, a fim de reforçar o seu quadro. Foi assim aberta a temporada de caça de novos candidatos pelos partidos em Alagoas buscando a renovação na casa de Tavares Bastos, que continua mergulhada na onda de corrupção envolvendo a Mesa Diretora e vários parlamentares.
O presidente estadual do PP, senador Benedito de Lira confessa ao blog do Bernardino, que vai a disputa na proporcional com bons candidatos novos, a exemplo do ex-vereador por Maceió, Alan Balbino; a ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Angela Garrote; o empresário Ricardo (Coagro) Barreto para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
O PDT do ex-governador Ronaldo Lessa é outro partido que vai levar novas esperanças ao eleitorado com gente nova. Entre eles, o Ricardo Lessa, filho do delegado Ricardo Lessa (já falecido).
O PSDB já em busca do advogado Rodrigo Cunha, superintendente há sete anos do Procon e filho da ex-deputada federal Ceci Cunha; do ex-prefeito do Pilar, Renatinho Rezende, da vereadora Tereza Nelma e segundo o presidente estadual tucano, Pedro Vilela, que também, vai disputar pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos deputados até setembro ter outras surpresas, entre elas, a ex-vereadora por Penedo, Ivana Tolêdo, esposa do deputado tucano Alexandre Toledo.
PMDB apresentará o mais jovem
O senador Renan Calheiros cotados para disputar o Palácio Zumbi dos Palmares tem uma meta em consolidar o seu partido ampliando assim as cadeiras na Assembleia Legislativa. Por isso, colocou o ex-vice governador José Wanderley e o primeiro suplente de senador, médico Fábio Farias para entrar em entendimentos com uma nova geração de politico.
Na rota do PMDB, se encontra o presidente da Uveal, vereador por Cacimbinhas Hugo Wanderley Caju; o advogado e empresário Fabinho Farias; a vereadora por Arapiraca, Aurelia Fernandes que foi a mais votada na ultima eleição com 4 mil votos e ex-secretária de Saúde do governo Luciano Barbosa e ainda a possibilidade de conquistar o tucano França Junior, vereador por duas legislaturas em Palmeira dos Indios e professor de Direito no Cesmac.
Também, é do PMDB que deve ter o candidato mais jovem: com 21 anos de idade e secretário de Educação de Canapi, Luiz Pedro, filho do prefeito Celso Luiz deve entrar na disputa da eleição do ano que vem. E do alto sertão ainda pode vim a ex-prefeita de Piranhas, Millena Freitas (foto abaixo).
O PTB de Collor deve trazer uma turma jovem: o ex-vereador e atual secretário da prefeitura de Arapiraca, Daniel Rocha e o vereador por Penedo Cidoca, filho do ex-governador Moacir Andrade.
O DEM do vice-governador Thomaz Nonô vem também com a tropa nova, entre eles, liderança o ex-presidente da OAB-AL, Omar Coelho e o Marcos Vieira, que foi candidato a prefeito por Rio Largo.
O PT do B vem com Nivaldinho Albuquerque, filho do deputado Antonio Albuquerque que deve ser candidato a deputado federal.
O PRTB o nanico que deseja se tornar gigante nas eleições do ano que vem, segundo o seu vice-presidente Adeilson Bezerra temos chances de eleger uma bancada de quatro parlamentares, puxados pelo campeão de votos, deputado-veterano João Beltrão.
E uma das atrações do partido hoje presidido por Ciço Almeida é o ex-prefeito de Lagoa da Canoa, Jairzinho Lira, filho do Almir Lira que se elegeu deputado em 2010, mas não assumiu por ter falecido na diplomação vítima de um AVC. E tem ainda o vereador de Arapiraca, Tarcisio Freire.
Já o PT, de cara nova com o delegado Pinto de Luna, o “caçador de taturana” e o vereador por Maceió, Cleber Costa, que vai para a sua segunda tentativa para ser deputado estadual. A primeira foi pelo Partido Verde e agora pelo PT. A presença de Pinto de Luna deve empolgar o eleitorado que deseja vê-lo deputado sentado no mesmo plenário com os seus algozes envolvidos no caso dos Taturanas.
Do Blog do Bernadino / Cada Minuto