Por causa dos frequentes assaltos e arrombamentos, os proprietários de casas lotéricas de Alagoas decidiram investir em segurança. Este ano, os estabelecimentos começam a usufruir do sistema de blindagem. Um investimento que, segundo o presidente do Sindicato das Lotéricas de Alagoas, Luiz Alberto Barros, reduziu bastante a quantidade de assaltos.
De acordo com Barros, no ano passado, era registrada uma média de cinco assaltos e arrombamentos por mês nas casas lotéricas do Estado. Este número, segundo ele, teve uma redução drástica. Dados do sindicato apontam que, de janeiro até a última segunda-feira, 16 estabelecimentos foram alvo de bandidos, mas somente em oito deles o roubo foi concretizado.
“A blindagem ajudou muito. Em muitos casos, o funcionário que estava do outro lado do vidro, mesmo com arma apontada em sua direção, conseguiu ligar para a polícia e o bandido acabou fugindo”, relata.
O presidente do sindicato diz que lotéricas localizadas em vários estados já têm adotado esse sistema de segurança, mas que Alagoas é o que possui um maior número. “Os empresários não estavam aguentando mais a quantidade de assaltos e decidiram buscar meios para inibir a ação dos bandidos. Casos como o que aconteceu hoje (segunda-feira, 17) em um shopping de Maceió nos surpreendeu porque se trata de um lugar muito movimentado e com segurança”, observa.
Dentre as próximas ações para reformar a segurança nas agências está a instalação de portas automáticas. Barros diz que a previsão é que isso aconteça no começo do ano que vem. “Com a blindagem, os bandidos procuram outros meios de assaltar uma lotérica. E um deles é abordando funcionários quando abrem ou fecham o local. Com as portas automáticas, isso vai ser mais difícil”, explica.
Carolina Sanches – G1