Em AL, atacadistas e distribuidoras faturaram R$10 bi e geraram mais de 54 mil empregos em 2023 Junto ao setor varejista, o comércio atacadista distribuidor é responsável por 1/3 da arrecadação do ICMS do Estado de Alagoas.

Da Redação com Assessoria

27 abr 2024 - 11:28


Diretores da Acadeal durante evento de aniversário da entidade (Foto: Reprodução)

Dados da Pesquisa Setorial Panorama Associação do Comércio Atacadista Distribuidor Alagoano (Acadeal) revelam que as empresas atacadistas distribuidoras associadas tiveram um faturamento de mais de R$ 10 bilhões e geraram mais de 54 mil empregos, entre diretos e indiretos em todo o estado, durante o ano de 2023.

Esses dados foram apresentados publicamente na noite desta sexta-feira (26), na celebração dos 33 anos da Acadeal, num evento ocorrido em Maceió e que reuniu associados e parceiros dos setores público e privado. O presidente da Acadeal, o sertanejo Almir Rogério da Silva, recebeu diversos convidados e destacou a importância deste setor para a economia alagoana.

“É com muita alegria que comemoramos os 33 anos da Acadeal, uma instituição importante que atua não só em defesa do setor atacadista distribuidor alagoano, como também de toda a sociedade ao gerar emprego, renda, fortalecer a economia, promover o desenvolvimento social e ações de voluntariado. Agradeço a todos que fazem parte dessa história. O associativismo é uma importante ferramenta de transformação social, vamos continuar levantando essa bandeira”, destacou Almir.

Entre alguns dos presentes estiveram a secretária de Estado do Planejamento de Alagoas, Paula Dantas, representando o governador Paulo Dantas, ao lado do secretário de Estado de Governo de Alagoas, Vitor Pereira.

Uma outra presença valorosa foi a do presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o empresário Leonardo Miguel Severini. Ele enalteceu o papel da Acadeal e sua importância perante todo o estado de Alagoas.

Atendendo esse chamado do Almir, fiz questão de estar presente e mostrar a importância que Alagoas tem, perante a Abad, e a forca que a afiliada, Acadeal, exerce de influencia, inspiração e exemplo para outras filiadas espalhadas pelo país”, ressaltou.

Comércio atacadista distribuidor

Junto ao setor varejista, o comércio atacadista distribuidor é responsável por 1/3 da arrecadação do ICMS de Alagoas. Ele é composto por empresas que adquirem produtos com fornecedores, transportam e abastecem o varejo local. É um setor importante, que conecta a indústria ao varejo, para levar itens essenciais até os comerciantes e, por fim, à casa das alagoanas e alagoanos.

As mais de 120 empresas associadas da Acadeal comercializam diversos produtos, como alimentos, itens de higiene pessoal, limpeza, conservação doméstica, medicamentos, materiais de construção, entre muitos outros, aos estabelecimentos comerciais, abastecendo, portanto, sociedade alagoana e fortalecendo o comércio local nos 102 municípios do estado.

Diretores da Acadeal durante evento de aniversário da entidade (Foto: Reprodução)

História da Acadeal

A Acadeal foi fundada para representar o segmento, em oito de fevereiro de 1991, à época chamada de Acaea – Associação do Comércio Atacadista do Estado de Alagoas, tendo como presidente e fundador, Vital Rolim, e os diretores Rafael Tenório e Adalberon França.

Ao longo desses 33 anos, a instituição vem proporcionando avanços para o setor. Entre as principais conquistas mais recentes, estão a isenção do ICMS para atacadistas, varejistas, panificadoras, bares, restaurantes, hotéis e similares e a remissão da cobrança da ST sobre o estoque, concedidas por meio de decretos do Governo de Alagoas.

Afiliada da ABAD, a Acadeal oferece aos seus associados acesso à Central de Negócios com descontos em serviços e insumos, assessoria jurídica e tributária. Buscando contribuir mais com a sociedade, a entidade realiza ações, como doações de cestas básicas e apoio a instituições e projetos sociais. Ao longo de sua existência, foram doadas centenas de toneladas de alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal, sempre com a colaboração de suas empresas associadas.

Comentários