Os clientes da Eletrobras Distribuição Alagoas que possuem medidor localizado no interior do imóvel começaram a receber uma carta informativa, enviada pela distribuidora, solicitando a adaptação das instalações elétricas das unidades consumidoras, no que diz respeito à localização do medidor.
A Eletrobras dá um prazo de 30 dias para que os consumidores façam as adaptações de acordo com os procedimentos exigidos pela Resolução 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sob pena de haver a suspensão no fornecimento de energia. Pela legislação, o medidor deve estar localizado na parte externa das unidades consumidoras, acessível às equipes de leitura. É importante observar que em casos de reforma ou mudança na estrutura das residências ou estabelecimentos, o medidor deve se manter na área externa.
A legislação estabelece que a concessionária de energia pode suspender o fornecimento por razões de ordem técnica ou de segurança na unidade consumidora, precedida da notificação prevista no art. 173, em casos de impedimento de acesso para fins de leitura, substituição de medidor e inspeções, caracterizado também pelo não acesso ao medidor por conta do local onde o equipamento está instalado.
“Existem milhares nesta situação, com medidor no interior do imóvel, e isto dificulta o trabalho da Eletrobras”, afirmou Almir Pereira, assistente da diretoria Comercial. “Com esta ação, a empresa quer garantir o faturamento adequado”, completou. O cliente que mantém o contador dentro da unidade também pode ser prejudicado. “Quando não temos acesso ao medidor faturamos por média e isso pode gerar um acúmulo de consumo”, explicou Almir.
As correspondências estão sendo encaminhadas, inicialmente aos clientes dos bairros do Benedito Bentes e Antares. O trabalho será gradativo até contemplar todos os consumidores que estejam nesta situação em todo Estado. Outros esclarecimentos também podem ser obtidos pelo telefone 0800 082 0196.
Assessoria