A partir da próxima segunda-feira (15), estarão abertas as inscrições gratuitas para o Programa Jovem Aprendiz, da Eletrobras Distribuição Alagoas. O objetivo é recrutar estudantes, com idade entre 14 e 18 anos, por meio de um processo seletivo público, que terão a oportunidade de possuir uma qualificação técnico-profissional enquanto aprendizes. Os interessados devem se apressar, pois o período de inscrição se encerra no dia 19 de abril.
A Eletrobras fará duas convocações: uma ainda este ano e outra em 2014. Na primeira serão chamados 22 jovens aprendizes para o cargo de Auxiliar Administrativo, dos quais dois ocuparão vagas destinadas aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE); e oito para o cargo de Suporte de Redes, sendo um deste total para PNE. A segunda convocação contempla 16 vagas para o cargo de Auxiliar Administrativo (sendo uma PNE) e oito para Suporte de Redes (sendo uma PNE).
Segundo a psicóloga Camila Lisboa, coordenadora do Jovem Aprendiz da Eletrobras Distribuição Alagoas, o programa é de suma importância para a inserção do estudante no mercado de trabalho. “Não é só um trabalho que contempla todos os benefícios legais, é o sonho do primeiro emprego sendo realizado e a chance de aprender uma atividade, que poderá ser a sua profissão no futuro”, enfatizou. Desde 2005, a cada dois anos, a Eletrobras lança edital para o concurso. Em 2011, cerca de 1.800 estudantes se inscreveram.
Muitos jovens não medem esforços para disputar uma vaga no programa, que oferece a perspectiva de aprendizagem profissional aliada a atraentes benefícios trabalhistas. Ellen Ketly, 16 anos, que cursa o 2º ano do ensino médio, entrou na Eletrobras por meio do Programa em 2011 e hoje é estagiária da área onde atuava como Jovem aprendiz. “Aprendi a ter comprometimento, responsabilidade no ambiente de trabalho, além de ter sido capacitada pelo curso do Senai em assuntos como administração, logística e informática”, contou Ellen, estagiária do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).
Para participar do processo seletivo, o candidato deve obedecer a alguns requisitos, tais como: ter entre 14 e 18 anos de Idade, ter concluído o 7º ano do ensino fundamental e estar, no máximo, cursando a 1ª série do ensino médio. A jornada de trabalho é de 20h semanais, distribuídas em 4h diárias, a serem cumpridas de segunda-feira à sexta-feira. O Programa oferece ainda remuneração de um salário mínimo e benefícios como auxílio-alimentação e auxílio transporte.
INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser realizadas de forma presencial, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, de 15 a 18 de abril, no Auditório do Senai, localizado na Rua Pedro Américo, nº 18, Poço, e no dia 19, somente no Auditório da Escola Moreira e Silva, que fica dentro do Cepa, na Avenida Fernandes Lima, no Farol.
No ato da inscrição, o candidato deve levar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de conclusão do 7º ano do ensino fundamental ou de que está cursando, no máximo, a 1ª série do ensino médio. Essa comprovação pode ser feita mediante apresentação de declaração da instituição de ensino. Vale ressaltar que não serão aceitas as inscrições com documentação incompleta.
A relação de candidatos inscritos e a confirmação do local (com indicação da escola), data e horário de realização das provas serão divulgadas até o dia 26 de abril. As provas serão realizadas no dia 28 de abril, às 9h, no Cepa. Mais informações ou esclarecimentos podem ser adquiridos pelo telefone (82) 2126-9254, ou nos endereços eletrônicos www.ceal.com.br e www.exameconsultores.com.br, empresa organizadora da seleção.
Por Assessoria