A votação ocorrida neste domingo (2) trouxe mudanças na configuração dos representantes de Alagoas no Congresso Nacional. Dos nove atuais parlamentares, quatro conseguiram reeleição, sendo que os outros 5 foram novos eleitos.
Alguns nomes já eram bem cotados para a vitória, como o do presidente da Câmara, deputado Artur Lira (PP), assim como o líder do MDB, Isnaldo Bulhões Jr. Mas a figura do ex-secretário de Educação, Rafael Brito (MDB) foi uma das surpresas deste pleito.
Artur Lira (PP)
O presidente da Câmara dos Deputados foi um fenômeno de votos em seu estado, tirando mais que o dobro do 2º colocado. Com 219.452 votos, Artur Lira vai para mais um mandato como parlamentar federal e já mira continuar a frente da presidência da Casa.
Alfredo Gaspar (União Brasil)
Segundo colocado dessa lista, o ex-secretário de Segurança Pública obteve 102.039 votos. Alfredo Gaspar foi um dos candidatos que teve como pauta, combate mais rigoroso a criminalidade, por exemplo. Em entrevista este ano ao Podcast Café com Muído, ele já adiantou que se eleito, um dos compromissos seria votar em Artur Lira para a presidência da Câmara de Deputados.
Luciano Amaral (PV)
Deputado mais votado da federação PV-PT-PC do B, Luciano Suruagy do Amaral Filho tirou 101.508 votos, ficando na terceira posição desta lista. O pecuarista foi a aposta do presidente da Assembleia, Marcelo Vitor (MDB), que conseguiu sua reeleição para a Assembleia Legislativa de Alagoas.
Marx Beltrão (PP)
Na quarta colocação dos eleitos para ir à Brasília está o já deputado Marx Beltrão, que alcançou 88.512 dos votos. Vale lembrar que, apesar dele ter conseguido vencer, sua votação reduziu bastante da primeira, na qual tinha obtido 139.458 votos.
Isnaldo Bulhões Jr. (MDB)
Também já atuando em Brasília, quem alcançou a reeleição foi o deputado santanense Isnaldo Bulhões Jr., que obteve 83.965. Diferente de Beltrão, o sertanejo melhorou levemente sua votação, que há quatro anos atrás havia sido de 71.847 mil votos.
Paulão (PT)
Um nome que se mantém por vários anos na política alagoana conseguiu mais uma vez se eleger. Estamos falando do deputado Paulão, que obteve 68.814 votos. Em 2018, o deputado petista havia tirado 60.900.
Daniel Barbosa (PP)
Filho do ex-vice-governador de Alagoas e atual prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o arapiraquense Daniel Barbosa venceu sua primeira eleição para a Câmara dos Deputados com 63.382 votos.
Fábio Costa (PP)
O delegado da Polícia Civil, Fábio Costa, foi o quarto membro do Progressistas a obter uma cadeira em Brasília, alcançando 60.767 dos votos. Em 8º lugar, o agente público foi um dos destaques dessa eleição, muito por figurar como figura apoiadora do Bolsonaro.
Rafael Brito (MDB)
O último da lista, mas longe de ser menos importante está o deputado do MDB, Rafael Brito, que ficou muito conhecido pela alcunha de “Tio Rafa”. Ex-secretário do Estado de Educação, Brito conquistou muitos votos jovens e teve 58.134 votos.