Diferente do que aconteceu em 2016, quando houve uma polarização entre dois nomes [dos quatro candidatos], a eleição municipal que ocorre este ano em Santana do Ipanema pode ter uma distribuição de votos para pelo menos quatro candidatos ao cargo de prefeito.
A análise é fruto da quantidade de pré-candidatos que se apresentam desde o ano passado. Obviamente alguns deles colocaram seus nomes apenas para se valorizarem, outros até já desistiram, mas alguns demonstram que estão pra valer e para isso trabalham dia-a-dia.
Com base em algumas informações de bastidores e publicações que circulam em redes sociais, o site Alagoas na Net decidiu detalhar os nomes que mais estão ganhando força para a eleição deste ano.
Isnaldo Bulhões
O primeiro deles é o prefeito Isnaldo Bulhões, que defende a sua reeleição. Alguns adversários chegaram a especular que devido a sua idade avançada, outra pessoa poderia pleitear a candidatura, mas ao que nossa reportagem apurou, IB tem intenção dele mesmo renovar seu mandato.
O atual gestor de Santana deverá ter como tônica de campanha seus feitos no chamado “Governo da Reconstrução”. Para isso ele já começou o ano com uma nova retrospectiva em suas redes sociais. Aliás, o perfil do prefeito é praticamente o veículo mais usado para fazer propaganda institucional do seu governo.
Edson Magalhães
Do lado da oposição, o primeiro nome mais natural é o do advogado Edson Magalhães. O próprio fez questão de anunciar, logo após perder a eleição para IB: “serei candidato novamente em 2020”.
Magalhães vai para a sua terceira eleição com intenção de alcançar o Executivo Municipal, tendo crescido de votos da primeira para a segunda. A diferença de agora é que vários de seus aliados, tanto em 2012 quanto em 2016, hoje não marcham mais ao seu lado.
Merica
Um terceiro nome que se colocou na disputa é o vereador Eudes Vieira da Paixão, o popular “Merica”. Em 2016 ele conquistou pela quinta vez a cadeira no Legislativo, mas em 2019 decidiu subir mais um degrau e anunciou sua pré-candidatura ao Executivo.
Para ter a densidade eleitoral de que uma campanha necessita, Meirica busca aliados no grupo do qual ele se elegeu, a tal “Chapa Alternativa”. Dentre esses nomes há ex-vereadores e candidatos bem votados em 2016. Meirica também já garantiu apoio de vereador de mandato e até ex-correligionários do atual prefeito.
Marciano do Couro
Um quarto nome que o site coloca nessa lista ainda não anunciou formalmente sua pré-candidatura a prefeito, mas tem dado alguns sinais que tem intenções nessa disputa. Trata-se do vereador Marciano dos Santos, ou também conhecido por Marciano do Couro.
Parlamentar de primeiro mandato, Marciano tem proposto ações diferentes na Câmara Municipal, entre elas a devolução de recursos de combustíveis, além de uma forte fiscalização do Executivo. Esses movimentos chamam a atenção de eleitores mais conscientes e de políticos da capital, que o incentivam na briga pela Prefeitura.
Por Lucas Malta / Da Redação