A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (29), a lista de escolas que participam do processo eleitoral para escolha dos novos diretores e diretores adjuntos. Ao todo, 167 unidades vão eleger seus novos representantes entre os dias 6 e 10 de maio.
A campanha das chapas já está em andamento e pode ser realizada até 24 horas antes da eleição, conforme consta no edital do certame. Durante o pleito, as unidades escolares manterão seu funcionamento normal.
”Esse é o momento em que a comunidade escolar pode e deve exercer a cidadania. Fortalecer a gestão democrática nas escolas é uma das grandes preocupações da Secretaria de Educação e a escolha do diretor faz parte deste processo”, destaca Isabel de Sena, coordenadora da Comissão Eleitoral Central.
O processo registrou a participação de 219 unidades de ensino em todo o Estado, mas 50 não apresentaram candidato e duas não tiveram chapas confirmadas por apresentar alguma situação de impedimento.
As escolas que não estão participando das eleições podem, 30 dias após a realização do pleito, deflagrar um novo processo eleitoral.
Treinamentos com educadores
A SEE, por meio da comissão organizadora das eleições, promoveu uma série de capacitações em diversos municípios com o intuito de sensibilizar e mobilizar educadores.
O objetivo dos treinamentos foi mostrar aos professores quais as atribuições da direção das escolas e como lidar com questões relacionadas à gestão escolar, à compra de materiais, à prestação de contas e as implicações legais, além das tarefas mais comuns a serem executadas.
Gestão democrática
A primeira eleição para diretores gerais e adjuntos aconteceu em 2001. Esta é a sexta edição das eleições diretas, realizada sob a responsabilidade da Educação Estadual e coordenada pela Superintendência de Gestão da Rede Estadual de Ensino (Suger).
O último processo eleitoral, realizado em 2010, envolveu 200 mil pessoas em todo o Estado, com a participação de 269 escolas e 638 candidatos inscritos. Na ocasião, foram eleitos os 627 diretores de escolas da rede pública estadual da atual gestão.
Confira abaixo o cronograma do processo eleitoral para diretores gerais e diretores adjuntos das escolas da rede estadual de ensino:
Evento/Data
Período de campanha – Até 24 horas antes da realização do pleito.
Eleição – 06/05 a 10/05
Publicação dos Resultados em Diário Oficial – 10 e 11 de julho
Eleição por Coordenadoria Regional de Educação:
CRE/Data
1º, 14º, 15º e 13º (Maceió)– 06/05
5º, 3º e 9º(Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo) – 07/05
6º, 8º e 11º (Santana do Ipanema, Pão de Açúcar e Piranhas) – 08/05
4º, 7º e 10º (Viçosa, União dos Palmares e Porto Calvo) – 09/05
12º e 2º (Rio Largo e São Miguel dos Campos)– 10/05
Por Agência Alagoas