Editorial de Domingo: Dia da água é lembrado por ambientalistas santanenses, e você o que tem feito?

22 mar 2015 - 04:00


Um dos Guardiões fala aos alunos do Carrossel (Foto: Assessoria Agripa)

Um dos Guardiões fala aos alunos da Carrossel (Foto: Assessoria Agripa)

Nos dias em que, ir marchar na rua virou um ato de patriotismo, às vezes esquecemos que são nos atos do cotidiano que podemos mudar os inúmeros problemas da realidade. O exemplo mais clássico e próximo foi dado essa semana por um grupo de ambientalistas santanenses.

Ao lado dos pequenos estudantes da Escola Carrossel, os chamados Guardiões do Rio Ipanema levaram os pequeninos estudantes a uma experiência que deve, no mínimo, ficar guardada em suas memórias por um bom tempo. Uma aula campal apresentou um pedacinho da beleza natural que deu nome a cidade, o rio Ipanema.

A atitude fez parte da agenda da entidade nestes dias, que buscou lembrar a estas gerações iniciais, que neste domingo é comemorado o Dia Mundial da Água, e que é cuidando dela que se pode, talvez, preservar os encantos e belezas naturais.

Tenho certeza que não preciso lembrar que não é a primeira vez que esses Guardiões entram em cena, não só para defender o patrimônio natural de Santana do Ipanema, mas também para mostrar que ele existe [pois acho que alguns esquecem]. Suas ações por si só já são dignas de louvores e inúmeros aplausos, porém, vou mais além dos parabéns, passando para uma reflexão.

A disposição desses guerreiros em dedicar seu precioso tempo para chamar a atenção da comunidade, botando a pauta do meio ambiente em questão… e não só isso, botando verdadeiramente a mão na massa, só evidencia que reivindicar e gritar em ruas do país é apenas uma parte do processo de cidadania.

Na verdade essa palavra, CIDADANIA, pouco tem sido efetivamente praticada pela maioria, em nosso querido Brasil. Muito se é propagado: Eu sou a favor disso, sou a favor daquilo… quero mais isso, quero mais aquilo. Certo, tudo bem, é justo, mas… e o que você vai fazer pra isso acontecer?

Ser a favor de uma cidade limpa, mas continuar jogando o lixo na rua?

Querer um trânsito mais organizado, mas quase nunca parar na faixa para o pedestre passar?

Querer políticos honestos, mas não saber nem em quem votou na ultima eleição?

Neste dia 22 de Março, poderíamos apenas lembrar que hoje é o dia Mundial da Água. Fazer ou compartilhar frases e imagens bonitas sobre a preservação da água é quase que um clichê nas redes sociais. Não é?

Propomos mais que isso então. Que pratiquemos um pouco das ações dos Guardiões, ou qualquer outra entidade, buscando participar de uma agenda produtiva, a começar pelo nosso convívio, que é o município. Só assim nossas ações podem no mínimo ser coerentes com os nossos discursos, senão [com a permissão divina da poeta Cassia Eller], estas serão “palavras apenas, palavras pequenas, palavras…”.

Por Lucas Malta / Editor

Notícias Relacionadas:

Comentários