Editorial de Domingo: As autoridades, a população e a ação

10 Maio 2015 - 09:17


Centro de Santana do Ipanema (Foto: Jean Souza / Alagoas na Net)

Centro de Santana do Ipanema (Foto: Jean Souza / Alagoas na Net)

A união de representantes das forças de segurança, dos poderes políticos e de membros da iniciativa privada na cidade de Santana do Ipanema parece estar começando a dar os primeiros alertas de boas novas. A iniciativa de dar eficiência nas áreas mais críticas da segurança da cidade foi traçada no final do mês de passado, após uma longa reunião entre os envolvidos e nesta semana que passou, pequenos detalhes estão acendendo uma luz de esperança, a fim de tentar resolver um problema que assola cada pedaço do território brasileiro.

A luta pela eficácia da segurança pública, ou pelo menos de parte dela, se torna ainda mais difícil, quando analisamos que estamos fincados no estado em que as mais variadas pesquisas apontam tenebrosos índices de violência. E infelizmente esses dados não param de nos entristecer, como o que foi divulgado na ultima quinta-feira e aponta Alagoas como o lugar onde o negro possui maior vulnerabilidade.

Apesar disso, a lamentação não é o caminho para a solução… a ação sim. E foi com esse espírito que o grupo de “filhos santanenses” e adotivos, preparam seus primeiros trabalhos. Nesta semana algumas destas ações já chamaram a atenção, como o exemplo a resolução em poucas horas de um crime de homicídio, caso que envolveu três munícipes sertanejos. Abertamente as autoridades já se pronunciaram sobre o crime, mas o que alguns não sabem é que até a chegada dessa solução, um enorme trabalho em conjunto foi o que resultou na chegada da verdade. Polícias integradas e uma colaboração de populares com informações valiosas, esse foi o caminho.

Outro episódio não tomou os devidos holofotes, mas vale a pena ressaltar. Um número salutar de populares tem se manifestado intensamente em grupos criados a partir do WhatsApp, levando às autoridades uma boa rede de informações de pessoas e fatos inicialmente suspeitos. Essas informações têm feito a polícia se mobilizar ainda mais rápido, e por algumas das vezes até evitando um possível delito.

Em conversa recente com o presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema, Josinaldo Soares, o mesmo contava outra boa noticia. Para ajudar ainda mais as forças de seguranças do município, alguns dos empresários da cidade se comprometeram em fazer uma doação de equipamentos como tablets e liberar o acesso a internet de pontos estratégicos no município. Na prática isso significa dar uma maior fluidez na distribuição de informações para essas autoridades. Soares também informou que já foi marcada uma nova data para a segunda reunião com os representantes, justamente para fazer um balanço do que está sendo feito, desde os primeiros planejamentos.

Como se percebe os passos estão sendo dados. Pequenos, vagarosos, mas significantes passos. A fórmula é mais simples do que se imagina: juntou-se as autoridades, a população (ou podemos aqui colocar, parte dela) e se deu uma boa pitada de AÇÃO. Será que enfim aprendemos o caminho para maiores mudanças? Veremos os próximos capítulos.

Notícias Relacionadas:

Comentários