E você, em que é viciado?

21 outubro 2013


Diante de tanta notícia triste, de violência urbana e rural: crimes de roubo, furto, estupro, estelionato, atentados a integridade física e moral de pessoas, atentado violento ao pudor. Violência chegando aos mais diversos ambientes, onde antes, se não fossem totalmente imunes, pelo menos ocorriam como muito menos freqüência: Violência nas escolas, nas residências, passeatas pacíficas com infiltrações de vândalos, destruição de patrimônio público, e até nas igrejas um ambiente tido como de paz, a violência chega com mais ênfase. De modo que para nós que optamos por uma crônica com viés humorístico, está se tornando cada vez mais difícil fazer rir num momento tão preocupante. De repente podemos até ser mal interpretado porque desdenhamos da brutal realidade, não é, nossa intenção última. Um vídeo disponível no portal G1 (globo.com.br) chamou-nos atenção:

“Você é viciado em tecnologia? Saiba quais são os Sintomas”

Daí concluímos que o mal da humanidade talvez sejam justamente os vícios. Nos viciamos nas coisas mais banais, e nem atentamos pra isso. Pais e filhos viciados em “facebook”, e outros sítios de relacionamento via internet, viciados em telefone celular, em telenovelas, em filmes etc. Olha só esse caso :

“Por Bom dia Online – Imagine uma pessoa que pede perdão de seus pecados ao mesmo tempo em que comete um furto. O caso aconteceu na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro de Ribeirão Preto. O iPhone 5 do padre Carlos Eduardo Tibério, 39, foi furtado por uma mulher, após seu momento de confissão. O crime aconteceu na última terça-feira, 01, por volta das 17h30. Há um ano no sacerdócio, o religioso diz que não vai prestar queixa policial contra a suposta ladra. “Eu já havia perdoado seus pecados desde o momento da confissão”, disse. O telefone, que estava sobre o aparador do confessionário, sumiu no momento em que o padre saiu da sala por um instante.” (fonte: minutosertao.com.br)

Essa senhora, com certeza tem um vício, detectado no divã do psicanalista, a cleptomania. Vício em furtar objetos. E esse outro caso:

Por ChicoSabeTudo

Zezinho Lima da Silva, 37 anos, morador da cidade de Palmeiras dos Índios- AL, morreu no fim da tarde do último sábado (12/10), por volta das 17h30min, depois de engasgar-se com um pedaço de doce de banana no Povoado Barrinha, zona rural de Paulo Afonso. A vítima estava com a mulher na casa de amigos quando aconteceu o fato trágico.

Segundo informações, ele ainda foi socorrido para o Hospital Nair Alves de Souza, mas faleceu antes de dar entrada na unidade.(fonte:minutosertao.com.br)”

Quiçá o cidadão, fosse tabagista, daí resolve parar de fumar e para diminuir a ansiedade provocada pelo abstinência do tabaco passar a consumir doce na esperança de se ver livre dum vício. Aí torna-se chocólatra, viciado em chocolate. Uma mulher, ou moça que perde um ente querido e tenta compensar a perdas com um vício o de comer, por exemplo.

Meu amigo Tonho Neguinho o matuto mais arretado de Senador Rui Palmeira se assume viciado no consumo da cana de Vitória de Santo Antão: Pitú. É um pitúlotra assumido. A bebida tenta amenizar no slogan: “Mania de brasileiro” Mania? É vício mesmo! Então Tonho estava doido pra tomar uma, porém estava liso, foi dormir e sonhou que chegava no bar de Ciço de Quincas pede “uma”. E pede uma banda de limão. Quando vai tomando, Creuza sua digníssima esposa lhe acorda! Lamenta:

-Pôxa! Eu devia ter tomado sem limão mesmo.

E tem aquele homossexual que na hora de fazer amor, descobriu um vício no parceiro, que ficava pigarreando o tempo todo. Comenta:

-Que vício mais feio!

O ativo devolve:

-Repara quem fala!

Fabio Campos 17.10.13

No fabiosoarescampos.blog.spot.com o conto que já é recorde de acesso: “Sete Casas, Sete Pecados”

Comentários