É impreciso dizer que o Ceará tem a melhor educação pública do Brasil. A afirmação foi feita por Ciro Gomes (PDT), candidato a presidente do Brasil, durante o primeiro debate entre os presidenciáveis na Band. O estado, onde Ciro já foi governador, só lidera o ranking do último Ideb nos anos finais do Ensino Fundamental.
O que estão dizendo?
O candidato Ciro Gomes foi questionado pela jornalista Adriana Araújo sobre como enfrentar os desafios impostos pela pandemia na educação, principalmente nas crianças de 5 a 9 anos. O ex-governador do Ceará tentou utilizar a realidade atual da educação no estado como uma referência.
“O Ceará tem hoje a melhor educação pública do Brasil e eu ajudei a produzir isso. Nós temos todos os indicadores de avaliação. Temos 79 das 100 melhores escolas públicas”, informou o presidenciável.
Na última estatística divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ceará não liderou nenhuma das séries avaliadas da rede estadual. O melhor resultado foi nas séries iniciais (4ª série/5º ano), onde alcançou o 3º lugar, ficando empatado com Minas Gerais. Paraná, Goiás e São Paulo são os estados que aparecem no topo do ranking.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é utilizado como indicador de educação de qualidade. A mais recente avaliação foi de 2019, ou seja, ainda sem os reflexos da pandemia. É possível fazer a consulta no site. (Escolhe a opção “Estado”, em UF a opção “todas”, no campus “Rede” seleciona Estadual ou Pública e depois é só selecionar a série que deseja consultar).
Quando se considera toda rede pública (Municipal, Estadual e Federal), é que o Ceará aparece em primeiro lugar, mas apenas nas séries finais do Ensino Fundamental (8ªsérie/9º ano) com a nota 5.2, ficando empatado com São Paulo.
Além disso, já se passaram 28 anos desde que Ciro Gomes foi governador (1991-1994). Não é possível mensurar de forma objetiva os reflexos da sua gestão na atual realidade da educação no estado.
Nordeste Sem Fake
O conteúdo foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.