Somente Delmiro Gouveia e Belo Monte atingiram pontuação que colocaram elas entre os dez melhores colocados no ranking.
Alem de serem banhados pelo rio São Francisco e estarem situados no Sertão de Alagoas, os municípios de Delmiro Gouveia e Belo Monte agora carregam mais uma semelhança. As cidades do interior conseguiram estar no “Top 10” do Índice de Transparência 2016, um ranking produzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Os dados foram divulgados na última segunda-feira (12) pelo órgão e apontaram a situação dos 102 municípios em relação a seus portais de transparência.
A avaliação, segundo o TCE foi produzida entre outubro e novembro, após uma análise qualitativa dos portais. Um dos critérios é a qualidade e a tempestividade dos dados de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê a publicação atualizadas nos últimos seis meses das receitas, despesas e relatórios fiscais.
A Resolução também pontua os municípios pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI), que trata da existência de Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), formas de contato com a municipalidade e a publicação de remuneração dos servidores públicos.
Pontuação dos municípios
De acordo com a tabela do TCE, a cidade de Delmiro Gouveia alcançou a segunda colocação no ranking, com 95 pontos. Somente a capital Maceió teve melhor desempenho, com 100 pontos. CLIQUE AQUI e conheça o site da Prefeitura de Delmiro.
Já Belo Monte aparece na nona colocação com 81 pontos. O município desbancou cidades bem maiores como Arapiraca, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema. CLIQUE AQUI e veja o portal da cidade de Belo Monte.
Além dessas melhores, o ranking também apontou que seis cidades alagoanas sequer pontuaram diante do estudo, são elas: Igreja Nova, Monteirópolis, Novo Lino, Olho d’Água do Casado, Porto de Pedras e Satuba.
Confira abaixo a tabela completa do TCE
Da Redação