Dois mil sertanejos acompanham entrega do Canal do Sertão em Alagoas

12 mar 2013 - 17:39


Pequenos agricultores comemoram chegada da água e falam sobre novas perspectivas

Sertanejops

Cerca de duas mil pessoas acompanharam, nesta terça-feira (12), a entrega oficial dos primeiros 65km do Canal do Sertão. Logo que chegou ao município de Água Branca, a presidenta Dilma Rousseff visitou o modelo de perímetro irrigado e o projeto pioneiro de piscicultura desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Na plateia, operários e moradores de diferentes cidades assistiam ao evento oficial e, empolgados, comentavam as perspectivas de mudança após a entrega do Canal do Sertão.

Um deles é o agricultor Antônio Rodrigues dos Santos, de 66 anos. Nascido e criado no município de Água Branca, ele conta que mesmo com as dificuldades do Sertão, frequentemente castigado pela seca, nunca desistiu da sua terra na esperança de dias melhores.

“A vida no Sertão é sofrida e sempre foi assim, mas a gente é teimoso e sempre teve esperança da vida melhorar”, comenta o agricultor. Para ele, o Canal veio para transformar o Sertão e melhorar a vida de todos. “Vim ver de perto a entrega das primeiras etapas do Canal porque acho que essa obra vai mudar a vida do sertanejo. Tenho certeza de que não tem um sertanejo sequer que não esteja feliz com essa obra”, completou.

Outro que jamais desistiu do Sertão é o empresário delmirense José Leocádio de Araújo, de 57 anos. Ao lado da sua esposa e da pequena Maria Eliane, de apenas sete anos, ele conta que devido às dificuldades econômicas provocadas pela seca teve que deixar sua cidade por muitas vezes para tentar uma vida melhor. Entretanto, nunca esqueceu da cidade.

“Eu sempre acreditei que algo seria feito pelo nosso Sertão, por isso não desisti de viver aqui. Só não imaginava que isso fosse acontecer agora, justo quando o sertanejo está mais necessitado devido à grande seca que castiga o nosso Estado”, disse o empresário, que acrescentou que o Canal do Sertão é visto pelos sertanejos como uma maravilha. “Ele já está ajudando os sertanejos e, se for bem gerido, atendendo a todos, sobretudo aos que mais necessitam, vai ajudar muito mais, vai transformar o Sertão, e torço muito para que isso aconteça”.

A solenidade

Dilma Rousseff entregou, nesta terça-feira (12), os primeiros 65km do Canal do Sertão. A presidente anunciou investimentos de R$ 1,1 bilhão para a construção do canal até o quilômetro 122 e também garantiu recursos para pavimentar 49km da BR-316 e construir o viaduto da PRF em Maceió.

Mais cinco milhões de reais foram anunciados pelo ministro Fernando Bezerra para implantar os dois primeiros perímetros de irrigação associados ao Canal do Sertão.

Ainda durante a cerimônia, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, assinaram termos de compromisso para a execução das obras de construção do Canal, junto ao Ministério da Integração Nacional e à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários