Documentário Boca do Vento será exibido no povoado Ilha do Ferro

06 ago 2015 - 10:32


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vídeo “Boca do Vento”, de Cláudio Manoel Duarte, está na internet, mas será exibido no domingo (9), em telão, às 19h30, no Salão da Prefeitura do povoado Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, o município sertanejo distante 250 km de Maceió. Será uma sessão especial para a rapaziada e a meninada criativa do lugar, para os artistas que estão no filme (ou não) e para convidados, gente que se interessa por cinema e por cultura popular que está se mobilizando para essa viagem convidativa à cidade ribeirinha de Pão de Açúcar.

Boca do Vento é o velho estúdio e terraço para criações e conversa regada a cervejinha e cachaça, para a copa onde todos que fazem o projeto “”O Museu no Balanço das Águas”, capitaneados pelos artistas “urbanos” Dalton Costa e Maria Amélia Vieira, almoçam.

Esse espaço no povoado Ilha do Ferro, às margens do rio São Francisco, pertencera ao mestre escultor em madeira, Fernando Rodrigues (1928-2009). Lugar arejado a inspirar os que de lá são e os que chegam, hoje propriedade da filha do velho escultor pioneiro, Rejânia, e do genro, artista da nova geração, Valmir Lima. Serviu de cenário ao documentário de Manoel Duarte, que ainda utilizou, como locações para esse “filme antropológico”, outros estúdios dos artistas locais e recantos na caatinga ou no rio desse celeiro que é a Ilha do Ferro, pequeníssimo e riquíssimo em cultura e hospitalidade povoado pãodeaçúcarense.

Ali se encontraram no final de junho outros artistas populares, mestres na escultura em madeira naquela região no alto Sertão, como Valmir, Aberaldo Sandes e Petrônio Farias, de Pão de Açúcar; e os visitantes Jasson, de Belo Monte, e Chico Cigano, de Batalha. Todos eles integraram mais esse projeto do museu Coleção Karandash, de Dalton e Amélia, e também o filme poético e revelador de Cláudio Manoel Duarte.

Serviço:

Documentário, 25 min, 2015.

SINOPSE

Documentário Boca do Vento registra a produção atual de mestres da escultura em madeira no povoado Ilha do Ferro, da cidade de Pão de Açúcar, no sertão alagoano. Com depoimentos dos artistas Jasson,Chico Cigano, Neto, Clemilton, Vandinho, Valmir, Aberaldo, Petrônio e Zé de Tertulina, intercalados com clips de seus processos produtivos das peças e imagens da ambiência.

FICHA TÉCNICA

Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea apresenta

Encontro de Mestres no povoado Ilha do Ferro (Pão de Açúcar – AL)

Direção/fotografia CLÁUDIO MANOEL DUARTE

Edição GLEYDSON PÚBLIO

still W. ANUNCIAÇÃO/JUAREZ CAVALCANTI

Colaboração SITE ALAGOAS BOREAL

Produção CLÁUDIO MANOEL DUARTE e DALTON COSTA

Coordenação geral MARIA AMÉLIA VIEIRA

Assessoria de comunicação JORGE BARBOZA

Trilha sonora original DJ ANGELIS SANCTUS AKA CLÁUDIO M.

Realização Museu Coleção Karandash

Patrocínio CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro e SEBRAE-AL

Gravado no povoado Ilha do Ferro, Pão de Açúcar – Alagoas. Editado em Salvador, Bahia – Junho 2015

Notícias Relacionadas:

Comentários