Encerrando as atividades de 2023, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) apresenta duas exposições simultâneas na Galeria do Complexo Cultural, no Centro de Maceió. A abertura será no dia 26 de dezembro, às 19h, com entrada gratuita, e os acervos ficarão expostos até o dia 31 de dezembro.
No térreo, a exposição Cotidiano assinada pelo artista Roger Aureliano como Pai da Mata apresenta em preto e branco os protagonistas de Maceió e região em diversas perspectivas. Animais, pessoas, grutas, rios, lagos e o mar são retratados em tinta óleo ou carvão vegetal. As obras de arte em pinturas e desenhos se enquadram em um estilo que combina elementos do realismo e do expressionismo.
A representação busca capturar a essência das formas e das pessoas sem se ater a detalhes minuciosos. O projeto revela o que é natural como uma forma autêntica de uma visão harmônica entre os elementos representados e a forma que são vistas pela sociedade, considerando uma conexão entre a sua existência e sua finalidade.
No mezanino, a exposição Raízes Mortas Ainda Dançam Sobre a Terra é construída a partir de esculturas, pinturas, performances e instalações. As obras são produzidas utilizando elementos como madeira, argila, fibras naturais e pigmentos orgânicos.
A mostra é uma colaboração entre os artistas Lyara Cavalcanti e Lucas Cardoso, que exploram o uso de materiais naturais em suas práticas artísticas. A exposição pretende mostrar a intersecção entre arte, natureza e corporalidade.
As obras prometem levar experiências sensoriais, que convidam os espectadores a refletir sobre sua própria relação com o seu entorno, a passagem do tempo e seus ciclos.
Serviço
O quê: Abertura de duas exposições simultâneas:
Cotidiano, de Roger Aureliano, no térreo
Raízes Mortas Ainda Dançam Sobre a Terra, de Lyara Cavalcanti e Lucas Cardoso, no mezanino
Quando: 26 de dezembro de 2023, às 19h
Onde: Complexo Cultural Teatro Deodoro
Endereço: R. Barão de Maceió, Centro, Maceió/AL – CEP: 57020-360
Entrada: Gratuita