Disputa pela formação da Mesa Diretora da Câmara de Santana acontece em silêncio

12 nov 2012 - 08:49


Trinta e cinco dias após o final das eleições, as quais definiram o novo prefeito, vice-prefeito e os nove vereadores que irão gerir os destinos de Santana do Ipanema no âmbito político-admistrativa. Mesmo definido quem irá para o Executivo e o Legislativo para o quadriênio 2013/2016, ainda resta para os especuladores de plantão a expectativa em torno dos nomes que farão parte da Mesa Diretora da Casa Tácio Chagas Duarte, para o biênio 2013/2014.

De acordo com os bastidores da política santanense, três nomes aparecem neste momento como os mais cotados para presidir os destinos daquela Casa pelos próximos dois anos, são eles: Genildo Bezerra “Papa Tudo” (PR), Zé Vaz (PSDC) e Dora de Ubiratan (PDT).

Diante do quadro que se apresenta, mesmo tendo conseguido eleger apenas três dos nove vereadores, (Zé Deu, Heleno do Temperão e Zé Lucas), acredita-se que o prefeito eleito Mário Silva pode reverter o quadro e conseguir formar um grupo que lhe dê sustentação política na câmara. Isso é que apostam os seus aliados políticos e até adversários mais experientes.

Um ponto importante que levam muitos a acreditarem que essa possibilidade se torne concreta é, sem dúvida, a somatória das experiências, tanto de Mário Silva (PV), como do seu vice-prefeito Adenilson Oliveira (PTC), experiências essas adquiridas quando foram vereadores daquela Casa Legislativa. Esse pode ser um ponto crucial na hora de sentar com vereadores, tanto de situação quanto de oposição.

A família Bulhões, derrotada no Executivo, acabou “vitoriosa” no Legislativo, elegendo cinco vereadores (Papa Tudo, Luciano Gaia, Mário do Laboratório, Dora e Dema). Essa maioria lhe dá, em tese, a supremacia que precisa para eleger a Mesa da Câmara de Vereadores de Santana. Porém, na prática, esse tipo de “filme” já foi queimado em outras oportunidades, onde o jogo foi revertido na última hora, e os mais otimistas dos apostadores acabaram perdendo, fazendo com que a cautela seja um ingrediente necessário na disputa.

No meio de campo deste jogo ainda resta o vereador Zé Vaz, eleito pela coligação do candidato Marcos Ferreira (PSDB). Sem dúvida um nome que pode ser o fiel da balança nesta disputa pela formação da Mesa Diretora da Casa Legislativa de Santana do Ipanema, pelo menos para o prefeito eleito Mário Silva.

Muitas reuniões ainda devem acontecer até que se chegue a um consenso em torno da formação da Mesa Diretora, mesmo porque não está em jogo apenas a presidência, e sim também a vice-presidência, a secretaria, além das comissões permanentes. Cabe ao melhor articulador conduzir até o final a formação do grupo e manter este grupo como aliado.

Da Redação

Comentários