Canal do Sertão irá beneficiar mais de um milhão de alagoanos.
Na próxima terça-feira, 12, a presidenta Dilma Roussef participa em Alagoas da inauguração dos primeiros 65 km do Canal do Sertão. Maior obra de infraestrutura hídrica do Estado e uma das maiores do País, o Canal do Sertão era um sonho acalentado por anos a fio pelos sertanejos da região.
Inicialmente programada para segunda-feira, 11, a visita oficial da presidenta foi adiada em decorrência da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
No dia 4 de março, em entrevista ao programa Café com a Presidenta, Dilma Roussef confirmou a presença na inauguração: “Nas próximas semanas, vou a Alagoas ver o Canal do Sertão Alagoano, que vai levar as águas do São Francisco ao sertão por um canal que já tem 78 km em obras”, afirmou.
A inauguração da obra, inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos, levando água para a população atingida pela seca. O evento deve reunir em peso a classe política de Alagoas.
Números
Segundo dados do Governo do Estado, o Canal já está sendo utilizado nas ações emergenciais de combate à seca, reforçando a distribuição de água Inhapi, Canapi, Pariconha, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, além de Delmiro Gouveia e Água Branca.
Desde 2007, o Governo de Alagoas já concluiu os dois primeiros trechos do canal, até o km 65, e as próximas etapas das obras já foram iniciadas, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Quando estiver concluído, o Canal do Sertão alcançará a marca de 250 km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também irá licitar a obra de integração do Canal com o sistema adutor do Alto Sertão, cujos recursos foram garantidos pelo Governo Federal em dezembro do ano passado.
Os trechos até o km 150 já estão licitados e contratados. A Codevasf será a responsável pela implantação dos dois perímetros de irrigação da obra e já anunciou a licitação do projeto do primeiro perímetro, que vai ser instalado no município de Delmiro Gouveia. O segundo perímetro será instalado no município de Pariconha.
Por Alagoas 24 Horas com Assessoria