QUEM SABE ONDE A FELICIDADE ESTÁ?

(Foto: Ilustração / Freepik)

O questionamento-título desta crônica, é verso dum clássico da canção sertaneja brasileira. Mais precisamente da música: “Sinônimos”. “De Cláudio Noam e Cesar Augusto, que inicialmente sugeriram que fosse gravada por Zezé de Camargo e Luciano, mas a dupla já estava com o seu álbum pronto naquele ano [2003]. Cláudio buscou inspiração no Salmo 91 e no Livro de Coríntios para comporá faixa. Cesar que era produtor de Zezé e Luciano incluiu seus versos em reunião de família, numa casa onde costumavam comer churrasco e beber cerveja. “Sinônimos” teve ainda a assinatura de um outro compositor: Paulo Sérgio. Em “Terra e Paixão” [rede Globo] é a quinta vez que é usada como trilha sonora de novela. Fonte: g1.com.br”

ORIGEM DA PALAVRA. “Felicidade tem origem no Latim “augurium” que significa “augúrio” e “sorte”. Sendo assim, não dependeria do ser humano, mas sim de algo exterior a ele. Felicidade sugere a ideia de um bem, um fim elevado ao qual o homem ambiciona chegar.
“O adjetivo está registrado nas formas Latinas: “felix” e “felicis”, diretamente associado a “fértil” (dado no Latim “fertilis”) e/ou frutífero (visto no Latim: fructifer) com base no [idioma] indo-europeu !dhelfii)”, por sucção, ou “mamar”, aplicado, por exemplo, no desenvolvimento da agricultura ou no processo de amamentação da mãe em relação ao filho, nesta linha a palavra filho refere-se no Latim como “filius”, enquanto “femina” que aponta para a mulher, tem referência em femina, ambos os casos decorrentes da mesma raiz indo-europeia “dhef”.
E O HAPPY? FELIZ EM INGLÊS? “Essa palavra é uma derivação de “hap” que significa “sorte” do Nórdico antigo. Em sua origem ela significava “sortudo” ou “próspero”. “Happy” só ganhou sentido de felicidade no final do século XIV. Fonte: google.com.br”

FELICIDADE NA BÍBLIA. “Descobri que não há nada melhor para o homem que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Eclesiastes 3:12”; “Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando a palavra do Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber. Atos dos Apóstolos 20:35.”
FELICIDADE NA MPB. Há centenas de composições que aludem ao tema. Algumas, muito me apraz ouvir: “FELICIDADE FOI EMBORA E A SAUDADE NO PEITO AINDA MORA/ E É POR ISSO QUE EU GOSTO LÁ DE FORA/ PORQUE SEI QUE A FALSIDADE NÃO VIGORA. ‘Felicidade” [1947] de Lupicínio Rodrigues [#16/09/1914-+27/08/1974]. Este samba-canção, marcou-me pois ouvi algumas vezes minha mãe cantarolar. Trago isso guardado em meu peito.

“FELICIDADE NÃO EXISTE O QUE EXISTE NA VIDA SÃO MOMENTOS FELIZES. “A Noite Mais Linda do Mundo (A Felicidade] Odair José [1974]. Já estava eu, sem que tivesse consciência disso, na pré-adolescência. E a filosófica verdade chegava impactada na forma de melodia. Um convite a encararmos o mundo, buscando e vivendo essa identidade.
“ANDAR SEM TEMOR PELA VIDA, E SENTIR O VALOR DE SE TER LIBERDADE/ PODER ABRAÇAR UM AMIGO. E SENTIR O CALOR DE UMA GRANDE AMIZADE/ ISSO É A FELICIDADE By “Os Incríveis” [1975] Era um vocativo, na sonoridade ingênua, de parque de diversão, de realejo. Um chamamento ao amor, em plena ditadura militar no Brasil. Um mundo dividido pela “guerra fria” em dois blocos: capitalistas versus socialistas. No início da década de 80 o compositor Roberto Moreira criou nova versão substituindo o “ISSO É…” por “CRISTO É A FELICIDADE”. E assim a música passa a ter um outro significado.

FELICIDADE BRILHA NO AR, COMO UMA ESTRELA QUE NÃO ESTÁ LÁ/ CONTO DE FADAS, HISTÓRIA COMUM/ COMO SE FOSSE UMA GOTA D’ÁGUA, DESCOBRINDO QUE É O MAR AZUL. O cantor e ator, galã global Fabio Jr compôs essa belíssima interpretação, inspirado em uma bela canção “GENTE DEL MARE [Marinheiros]” dos italianos Giancarlo Bigazzi, Umberto Tozzi e Raf [1987]. Assim como na música a tal felicidade, eu já na idade adulta,, era exatamente “como uma estrela que não está lá.”
HORMÔNIOS DA FELICIDADE. Quando estamos felizes uma química ocorre dentro do nosso corpo, glândulas endócrinas vão liberar na corrente sanguínea, hormônios que dão sensação de paz e felicidade: OXITOCINA: Proporciona: dormir 8 horas por dia; fazer exercícios físicos e realizar pequenas conquistas. DOPAMINA: Ajuda a Meditar, Demonstrar afeto, Realizar boas ações; ENDORFINA: Rir com amigos, Praticar hobbies, cantar, dançar; SEROTONINA: Memórias especiais, agradecer sempre, contato com a natureza.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

O GENRO E A SOGRA

-Minha Sogra! Você para mim é como uma ESTRELA!
-Porque Brilho Muito?
-Não! Devia está a Milhões de KM da TERRA!
-A Senhora é Igual As NUVENS!
-Fofa?
-Não! Quando some o DIA fica LINDO!
FRASES DE PÁRA-CHOQUE DE CAMINHÃO
“A CAL é Virgem Porque Só Lida com BROCHA.”
A MULHER que Mais AMO, Tem Compromisso Com Meu PAI.”
“DEUS Não Mandou AMAR o EX, Mandou Amar o PRÓXIMO.”
JOÃOZINHO NA AULA DE QUÍMICA
Resolva: H2O +CO +CO = ÁGUA DE COCÔ.
JOÃOZINHO
-Professora! Sabia que Meu Quarto é um Lugar SAGRADO?
-Por que?
-Toda vez que minha Mãe entra Lá, diz: MEU DEUS!

 

Fabio Campos, 16 de Agosto de 2023.

Jovem de 22 anos é morto a tiros dentro de casa em Santana do Ipanema

(Foto: ilustração)

Um jovem identificado como Franciel Gomes Cabral, de 22 anos, foi morto na madrugada desta quarta-feira (16) dentro de uma residência em Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas.

Segundo informações apuradas pelo site Alagoas na Net, por volta de 1h, guarnições de Rádio Patrulha foram acionadas via COPOM sobre uma possível ocorrência de homicídio.

Ao chegarem no local verificaram que o rapaz apresentava marcas de disparos de arma de fogo. Os policiais isolaram o local do crime e informou o caso a Polícia Civil, que por sua vez acionou o Instituto Médico Legal (IML).

O caso deverá ser investigado pela Delegacia Regional de Polícia (DRP), que tem o comando da Delegada Daniella Andrade.

Cultura lança edital para o 6º Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas

Edital representa uma ferramenta para a valorização e descoberta de novos talentos
(Foto: Ascom / Secult)

O Festival de Música Popular Alagoana Em Cantos de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult/AL), chega a mais uma edição e promete movimentar o cenário musical alagoano. O edital para participação foi lançado na terça-feira (15), no Diário Oficial do Estado.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de setembro.

O objetivo do certame é incentivar a produção musical na categoria música popular, pretendendo descobrir novos talentos, fomentar e promover a divulgação da cultura musical em Alagoas e o intercâmbio artístico-cultural.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o edital representa uma ferramenta para a valorização e descoberta de novos talentos. “O Festival Em Cantos de Alagoas busca fortalecer a riqueza da cultura musical local e incentivar os artistas da região”, disse.

Podem participar pessoas nativas, residentes há, no mínimo, dois anos no Estado, grupos artísticos e menores de idade apresentando uma autorização dos responsáveis. Cada proponente só poderá inscrever uma música e elas devem ser inéditas e originais, de qualquer gênero, ritmo ou estilo, obrigatoriamente em língua portuguesa.

No total, serão investidos R$ 35.100 em prêmios para os ganhadores. O júri decidirá os cinco primeiros lugares, que serão premiados com as quantias de R$ 10.000, R$ 8.000, R$ 6.000, R$ 4.000 e R$ 2.000, respectivamente.

Já o público poderá votar nas categorias Melhor Música, Melhor intérprete, Melhor Letra e Melhor Arranjo. A votação popular ocorrerá através do cuca.al.gov.br.

O edital e todos os documentos necessários estão disponíveis no endereço cultura.al.gov.br.  As inscrições podem ser feitas presencialmente, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 14h, no Setor de Protocolo da Secult; de forma virtual, através da plataforma cuca.al.gov.br; ou ainda pelos Correios, pelo Sedex com Aviso de Recebimento – AR (sendo considerada a data da postagem).

Inglaterra supera Austrália e decide Copa do Mundo contra Espanha

(Foto: Reprodução / Instagram / Lionesses)

Mesmo com mais de 75 mil torcedores como adversários Estádio Olímpico de Sidney, a Inglaterra derrotou as donas da casa australianas por 3 a 1, nesta quarta (16), e avançou para sua primeira decisão de Copa do Mundo. Em uma partida eletrizante na segunda etapa, Toone, Hemp e Russo marcaram para as inglesas. Sam Kerr anotou o gol das Matildas, que, mesmo com a derrota, já garantiram sua melhor campanha na história da competição. No domingo (20), a Inglaterra encara a Espanha na final. No dia anterior, a Austrália decide o terceiro lugar contra a Suécia.

No primeiro tempo, a Inglaterra empregou seu estilo de jogo de posse de bola e paciência, enquanto a Austrália, numa postura mais conservadora, buscava uma bola longa para tentar pegar a defesa adversária desprevenida. Aos seis minutos até conseguiu isso. Sam Kerr apareceu livre e finalizou para defesa de Earps, mas o impedimento estava marcado.

Pouco a pouco as inglesas tomaram conta da partida e foram criando chances. Stanway foi lançada na área e chutou para excelente defesa de Arnold. Depois Hemp recebeu na direita e chutou na rede, pelo lado de fora.

Aos 35, enfim, saiu o gol. Após cobrança de lateral pela esquerda, Russo dominou com categoria e tocou para trás. Ella Toone chegou chutando de primeira, fazendo um belo gol ao acertar o ângulo esquerdo da goleira Arnold.

Inglaterra decisiva
Depois do intervalo, as equipes voltaram sem alterações na escalação, mas a Austrália claramente mudou sua postura. Passou a jogar mais com a bola, embora abusasse dos cruzamentos. A atitude, no entanto, era de pressionar mais as inglesas.

As primeiras boas chances foram da Inglaterra. Aos 11, Hemp chutou para grande defesa de Arnold, que colocou para escanteio. Na cobrança, Bright subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para fora.

Aos 18 a Austrália conseguiu o gol que tanto perseguia. Após bola roubada, a craque Sam Kerr foi lançada com espaço. Ela tinha a opção do passe para Foord, que penetrava livre, mas preferiu o chute de fora da área e acabou marcando um golaço para empatar. Na primeira partida como titular nesta Copa, Kerr, que sofreu lesão na panturrilha pouco antes do início da competição, fez seu primeiro gol neste Mundial.

Empolgadas com a igualdade, as Matildas seguiram pressionando. A própria Kerr fez grande jogada pela esquerda, mas não conseguiu concluir em gol.

Já a Inglaterra tirou proveito de pequenos erros das australianas para liquidar o jogo. Aos 26, Hemp foi lançada pela esquerda, a zagueira Carpenter perdeu o tempo da bola e não conseguiu afastar o perigo. A camisa 11 inglesa então tocou na saída de Arnold, surpreendida com a falha da companheira.

Novamente atrás no placar, a Austrália voltou a usar a tática das bolas aéreas. Em duas delas, Kerr perdeu gols incríveis. Na primeira, após cruzamento pela esquerda, ela surgiu livre na pequena área, mas tentou um toque com a parte de trás da cabeça que acabou saindo por cima do gol.

A segunda chance foi tão ou mais impressionante. A Austrália cobrou escanteio e povoou a pequena área adversária. Após rebote da goleira Earps, Kerr pegou de primeira, de frente para a meta, e mais uma vez finalizou para fora.

O castigo veio nos minutos finais. Aos 41, com a Austrália quase toda no campo de ataque, Hemp recuperou a bola ainda no campo de defesa, avançou e acertou passe milimétrico nos pés de Russo, que finalizou cruzado para marcar o terceiro e enterrar qualquer esperança das Matildas: 3 a 1.

A vaga na final foi muito comemorada pela equipe e pela técnica Sarina Wiegman, que alcança sua segunda decisão consecutiva. Ela foi vice com a Holanda, seu país natal, em 2019.

Rumos Itaú Cultural está com inscrições abertas até setembro

(Foto: Reprodução / Melhores destinos )

O edital Rumos do Itaú Cultural está com inscrições abertas até o dia 22 de setembro para projetos e criações relacionadas à arte e cultura brasileiras.

Em sua 20ª edição, o edital seleciona projetos nas áreas de arte e tecnologia, artes visuais, design, arquitetura, moda, gastronomia, audiovisual, circo, dança, literatura, performance, música, teatro, games e história em quadrinhos (HQ). As inscrições são feitas no site do edital.

Segundo Valéria Toloi, gerente do núcleo de formação do Itaú Cultural, o edital procura fazer uma seleção diversa, valorizando também artistas e criadores de comunidades ou grupos de maior vulnerabilidade. “Olhamos com muito cuidado para essas questões regionais e de diversidade de raça, de gênero e intergeracionalidade, para fazer uma seleção diversa. Temos um olhar para projetos quilombolas e indígenas e, inclusive, uma preocupação de que o projeto seja gestado a partir dessas comunidades”, disse ela.

Nesta semana, a Caminhada Rumos passou por Vitória, capital do Espírito Santo, para apresentar o edital aos artistas, pesquisadores e gestores que estão participando do primeiro Encontro Nacional de Gestores da Cultura, evento que ocorreu segunda (14) e terça-feira (15) na Universidade Federal do estado (Ufes). A ideia é que a Caminhada percorra todas as capitais do país para que os artistas brasileiros conheçam o edital. “A caminhada é um momento importante para a gente se aproximar da comunidade artística local, tanto para divulgar o projeto quanto para tirar dúvidas e ser um momento de troca”, acrescentou Valéria.

Os contemplados pelo edital serão conhecidos até o dia 6 de maio de 2024.

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

As seis dezenas do concurso 2.621 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, em São Paulo, com transmissão pelas redes sociais da Caixa, no Facebook e Youtuber. 

O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Flamengo enfrenta Grêmio por última vaga na final da Copa do Brasil

(Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo enfrenta o Grêmio na noite desta quarta-feira (16), no Maracanã, para encaminhar a classificação à final da Copa do Brasil. O time carioca venceu o jogo de ida por 2 a 0 em Porto Alegre e pode até perder por um gol, que mesmo assim avança à decisão do título. Já o Tricolor só carimba a vaga na final se vencer por três gols de diferença, ou ao menos devolver o placar do primeiro confronto para empurrar a definição da vaga para as penalidades.

Juntos os dois clubes somam nove títulos: o Fla com quatro (1990, 2006, 2013 e 2022) e o Tricolor com cinco (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016,). O embate a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Pressionado pela torcida após a eliminação nas oitavas da Copa Libertadores na última quinta (10), o Rubro-Negro carioca também enfrenta desentendimentos internos. Durante o treino de terça (14), o lateral-direito uruguaio Varela e o volante Gerson se envolveram numa briga. Embora tenham sido multados pelo clube após o incidente, ambos estão relacionados para o confronto desta noite. Varela, inclusive, deve ser o substituto de Wesley, que cumpre suspensão após o terceiro cartão amarelo. O técnico Jorge Sampaoli também poderá contar com Matheuzinho, já recuperado de lesão.

Determinado a reverter o placar do jogo de ida, o Grêmio deverá entrar em campo com força total. O técnico Renato Gaúcho relacionou o volante uruguaio Felipe Carballo e o meia argentino Franco Cristaldo para o jogo desta noite. Carballo foi poupado no último domingo (13), na vitória de virada do Tricolor gaúcho sobre o Fluminense (2 a 1) no Brasileirão. Já Cristaldo está em boa forma física, após uma lesão muscular na coxa direita. Entre os desfalques estão os zagueiros Bruno Uvini, por desgaste muscular, e Geromel, que segue se recuperando de uma cirurgia no joelho esquerdo.

A primeira vaga na final da Copa do Brasil sairá do confronto entre São Paulo e Corinthians, a partir das 19h30, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A decisão do título ocorrerá em jogos de ida e volta, nos dias 17 e 24 de setembro.

Alunos da rede estadual conquistam 28 medalhas na OIMSF

Alunos da 2ª série do médio da Escola Monsenhor Sebastião foram prata e bronze na olimpíada. (Foto: Cortesia)

Alunos das escolas estaduais Monsenhor Sebastião Alves Bezerra, de Água Branca, e Humberto Mendes e Almeida Cavalcanti, ambas de Palmeira dos Índios, conquistaram 28 medalhas na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras.

Realizada desde 1990 pela Académie de Strasbourg, na França, a Matemática sem Fronteiras é uma competição internacional em equipes e interclasses para estudantes do ensino fundamental ao médio. No Brasil, ela é organizada pela Rede Programa Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

Ao contrário das demais olimpíadas, a OIMSF não é disputada individualmente, mas por equipes compostas por 5 a 30 alunos, sendo possível também integrar estudantes de diferentes turmas e séries no mesmo grupo competidor.

A Escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra conquistou um bronze, no nível regional (entre estados do Nordeste), com três equipes compostas por alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio; uma prata no nível nacional, com os estudantes da 2ª série do médio, e uma Menção Honrosa no nível nacional.

Foto: Cortesia

Já as escolas Humberto Mendes e Almeida Cavalcanti conquistaram, respectivamente, bronze na etapa regional, com estudantes do 7º e 8º anos do ensino fundamental, e bronze regional e Menção Honrosa nacional com alunos do ensino médio.

Olimpíada colaborativa

A Matemática sem Fronteiras é dividida em três níveis: Básico, para estudantes do 4º ao 6º ano do ensino fundamental; Júnior, para as turmas do 7º ao 9º ano do ensino fundamental; e Sênior, para o ensino médio.

Diretor da Rede POC e coordenador da olimpíada no Brasil, Ozimar Pereira destaca o aspecto colaborativo como o diferencial da competição. “Aqui não temos um aluno respondendo a uma prova individualmente, mas uma equipe. Todos são importantes na resolução do teste, e o trabalho conjunto é vital para o resultado. Além disso, eles respondem uma questão em língua estrangeira, que pode ser inglês, espanhol, francês ou alemão, o que também exige, portanto, o conhecimento de outro idioma”, pontua Ozimar.

Superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Secretaria de Estado da Educação, Ricardo Lisboa reforça que a olimpíada desenvolve habilidades importantes. “Acho muito bacana o fato de a prova ser em equipe, pois, dessa forma, o estudante aprende a pensar coletivamente. Além disso, as olimpíadas estimulam o interesse pelo estudo da matemática e descobrem talentos na área”, destaca Lisboa.

Empenho

As escolas e estudantes premiados, por sua vez, celebram o resultado. “Para nós, a olimpíada foi um incentivo para nos aprofundarmos em áreas específicas do conhecimento. Leva-nos a buscar voos mais altos para nossas vidas”, conta Leoverton Xavier, estudante da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra.

Sua diretora, Maria Helena Araújo, diz que a conquista dos garotos orgulha a escola. “Ficamos muito emocionados com a prata e o bronze. Não é fácil conquistar premiação em uma olimpíada tão concorrida como esta e, por isso, agradeço aos nossos alunos, ao professor Rodiney, que os preparou, e a todos os professores que atuaram nos programas de aprendizagem. Inclusive, acreditamos que, na próxima edição, eles chegarão ao ouro”, afirma, esperançosa, Maria Helena.

Desafio

Em Palmeira dos Índios, a conquista das escolas Humberto Mendes e Almeida Cavalcanti foi igualmente comemorada. “Foram 18 medalhistas, sendo seis na Almeida Cavalcanti, com alunos do ensino médio, e 12 na Humberto Mendes, com turmas do fundamental. Um resultado excelente”, assegura Lucyan Mendonça, professor que preparou as equipes das duas instituições.

As diretoras Claudean Ferro, da Humberto Mendes, e Juliana Barros, da Almeida Cavalcanti, também exaltam a participação de seus estudantes na competição. “Em um ano, tivemos um ouro e duas pratas na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico, três bronzes no Concurso Canguru de Matemática, e duas Menções Honrosas na OBMEP. Agora, conquistamos 12 bronzes na Matemática sem Fronteiras. Estamos orgulhosos demais de nossos alunos”, fala Claudean.

“É importante incentivar nossos estudantes a participarem dos desafios propostos numa olimpíada, para que eles tenham a chance de desenvolver habilidades importantes para suas vidas, a exemplo da criatividade, do raciocínio lógico, entre outras”, observa Juliana.

Única menina entre os premiados, Rickelly Tauany da Silva Ribeiro, aluna do 7º ano da Humberto Mendes, conquistou, em menos de um ano, dois bronzes em olimpíadas de conhecimento: a primeira, na Canguru, e a segunda, na Matemática sem Fronteiras. “Essa olimpíada foi diferente das demais, e a experiência foi maravilhosa. Vou participar de novo no ano que vem”, garante a garota.

Foto: Cortesia

Pela Escola Estadual Almeida Cavalcanti, Filemon da Silva Leite, da 3ª série do médio, e Emanuel Alessandro dos Santos, da 2ª série, afirmam que a participação na olimpíada foi transformadora. “Foi uma experiência incrível, e acredito que essa medalha me abrirá muitas portas”, confia Filemon. “Foi desafiador, mas também recompensador. Eu me deparei com uma variedade de problemas que testaram minha bastante a minha capacidade de resolução de problemas”, recorda o adolescente.

Samu de Arapiraca capacita mais de 480 pessoas sobre primeiros socorros

Projeto Samu nas Escolas orienta crianças e adolescentes sobre primeiros socorros. (Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau)

No primeiro semestre deste ano, a Central Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), capacitou 481 crianças, adolescentes e adultos sobre primeiros socorros. As ações foram executadas por meio dos Projetos Samu nas Escolas e Escola Segura, vinculado ao Programa Creche-Cria.

Além das orientações básicas sobre engasgo, muito recorrente entre crianças, são ensinados procedimentos para a prestação de socorro a vítimas de paradas cardíacas, sejam elas crianças, adolescentes e adultos. Durante as capacitações, os socorristas do NEP do Samu Arapiraca também ensinam sobre como deve ser realizada a assistência a pessoas que tenham sofrido crises convulsivas ou choque elétrico.

De acordo com o coordenador do Samu de Arapiraca, Luiz Henrique de Castro, os instrutores do NEP têm feito um excelente trabalho, por meio do Projeto Samu nas Escolas, capacitando crianças e adolescentes, e o Escola Segura, vinculado às Creches Cria, onde toda a comunidade escolar é contemplada. “Neste segundo semestre iremos intensificar, ainda mais, essas capacitações”, destacou Luiz Henrique de Castro.

Ajuda na Prática

O coordenador do Samu de Arapiraca ressaltou que a iniciativa tem gerado benefícios práticos, a exemplo do que foi constatado no último dia 10 deste mês, quando um caso de engasgo ocorreu com uma criança arapiraquense de apenas dois anos, cuja mãe foi capacitada. De acordo com ele, mais uma criança foi salva graças à atitude da mãe, que teve a capacidade de ficar tranquila e colocar em prática os ensinamentos que adquiriu com os profissionais do Samu.

“O dia parecia tranquilo, mas ao chegar em casa, depois de arrumar a bolsa da escola, foi um desespero ver minha filha engasgada com uma pastilha [bala]; felizmente deu tudo certo e consegui desengasgá-la e salvá-la. Agradeço ao pessoal do Samu pelas orientações através do 192 e também porque aprendi as manobras num curso que fiz sobre os primeiros socorros, no Senac Unidade Arapiraca”, relatou Sara Talia Oliveira, que é servidora pública municipal e mãe da pequena  Ângela Sophya.

Lei Lucas

O Projeto Creche Segura cumpre uma das exigências da Lei 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, em que é obrigatória a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados, da Educação Básica, bem como, de estabelecimentos de recreação infantil. A legislação é uma homenagem ao caso do estudante Lucas Begalli, de 10 anos de idade, que morreu por não ter recebido os primeiros socorros.

Em 2017, o estudante participava de um passeio promovido pela escola particular onde estudava, no interior de São Paulo, e se engasgou com um pedaço de salsicha, que estava dentro de um cachorro-quente. Na ocasião, não havia ninguém que soubesse fazer a manobra do desengasgo e, mesmo tendo sido socorrido pelo Samu e levado para o hospital, o garoto foi a óbito dois dias depois.