Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Quilombo dos Palmares

21 nov 2014 - 08:18


Centenas de pessoas subiram à Serra da Barriga para a celebração da luta de Zumbi dos Palmares pela liberdade.

Foto: Raul Plácido

Foto: Raul Plácido

Mais de 20 grupos de capoeira e diversas entidades religiosas de matrizes africanas participaram nesta quinta-feira (20) das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. O evento é uma realização da Fundação Cultural Palmares com o apoio do Governo de Alagoas.

Centenas de pessoas subiram a Serra da Barriga para a celebração da luta de Zumbi dos Palmares pela liberdade. A programação teve inicio às 4h com a cerimônia em saudação aos ancestrais, reservada para os religiosos de raízes africanas.

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi aberto para ao público às 8h, com o cortejo dos yalorixas alagoanos, cumprimentando a simbologia de Zumbi dos Palmares com coroas de flores e pombas brancas, representando a cultura da paz.

A data é marcada pela influência dos africanos no Brasil. O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, explica que a Serra da Barriga representa um sítio geográfico sagrado para os brasileiros, que valoriza as histórias de luta dos povos de origem africana.

“Dia 20 de novembro é uma data marcante para os alagoanos, como também para os brasileiros. Celebramos hoje a luta de Zumbi dos Palmares pela liberdade”, disse.

As comemorações se encerram com o show de tributo a Abdias Nascimento, com a atração principal do Grupo Fundo de Quintal, às 20h na praça Basiliano Sarmento, em União dos Palmares.

Por Giselle Vasconcelos / Agência Alagoas

Por Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários