Evento estará acontecendo no estacionamento do Parque Shopping, no bairro de Cruz das Almas.
Considerado por muitos o carro mais querido do mundo, o Fusca tornou-se uma lenda da história automobilística e ganhou até um dia próprio no calendário. No próximo domingo, 22 de junho, um grande evento no Parque Shopping Maceió vai comemorar a data e promete reunir modelos que marcaram gerações de diferentes décadas e admiradores do veículo.
A exposição acontece em parceria com o Clube Fusca Alagoas. Segundo seu presidente, José Machado Junior, a paixão pelo carro é gerada pela história de popularidade que o modelo traz. “O Fusca sempre foi um carro acessível. Com isso, se fez presente na vida de muitas famílias”, afirma.
O presidente do clube conta que a reação das pessoas ao ver um Fusca é imediata e sempre vem carregada de nostalgia. “Ao chegar a uma empresa com meu Fusca, as pessoas logo se aproximam – do porteiro ao dono do estabelecimento – para contar suas histórias com esse automóvel”, relata Junior.
Durante todo o domingo, das 10h às 22h, cerca de 40 carros ficarão expostos no estacionamento da entrada do shopping. Aos visitantes, os membros do clube falarão sobre a história do carro e algumas curiosidades históricas.
Outros modelos de Fusca já estão expostos nos pisos L1 e L2 do mall.
Confira algumas curiosidades sobre o Fusca:
– Com nome original KDF (Kraft Durch Freude, que significa “Força através da alegria”), o Fusca foi o primeiro carro fabricado pela empresa alemã Volkswagen.
– Quem deu o aval para a produção do primeiro protótipo do Fusca foi o ditador alemão Adolf Hitler, que solicitou a engenheiros alemães o desenvolvimento de novos automóveis que contribuíssem com os esforços da guerra na Alemanha.
– Fabricados de 1934 a 2003, o Fusca é o automóvel que ficou mais tempo em produção no mundo todo. Hoje o seu “sucessor” é o modelo New Beetle.
– O Fusca chegou ao Brasil em 1950. O carro logo ganhou esse apelido devido à dificuldade do brasileiro de pronunciar Volks. Ele pronunciava o V com som de F, ficando Folks, que a sabedoria popular entendeu como Fusca. Ao redor do mundo foram adotados diversos apelidos: Boble (Noruega), Volta (África do Sul), Kodok (Indonésia), Brouki (República Tcheca), Peta (Bolívia), Baratinha (Cabo Verde), Cucarachita (Guatemala e Honduras), Escarabajo (Venezuela), Garbus (Polônia).
– O Fusca foi protagonista de um filme dos estúdios Disney chamado Se Meu Fusca Falasse (The Love Bug, em inglês), de 1968. O filme teve uma nova versão em 2005 intitulada Herbie – Meu Fusca Turbinado. Músicas também foram inspiradas no modelo, como “Fuscão Preto” do cantor Almir Rogério, que serviu de inspiração para um filme com o mesmo nome estrelado pela Xuxa.
Da Assessoria