Velho Chico comemora Dia da Navegação; veja 5 pontos turísticos do rio

03 fev 2018 - 13:00


O Dia da Navegação do Rio São Francisco é comemorado neste sábado (3). Conhecido como “Velho Chico”, ele integra o Sudeste ao Nordeste, ao passar por cinco estados e 521 municípios. Desde as nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até a foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, o São Francisco percorre cerca de 2,7 mil quilômetros.

Conheça alguns atrativos e pontos turísticos que podem ser visitados ao longo do rio.  

Serra da Canastra

Serra da Canastra Fotos: Divulgação/MTur

É nessa região de Minas que o rio São Francisco nasce. A Serra da Canastra está localizada nas proximidades de seis cidades: Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Capitólio, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Além da nascente, os turistas podem visitar a Cachoeira Casca D’Anta, com 186 metros de altura e o primeiro grande salto do rio, localizado a 14 km da nascente.

Pirapora (MG) 

Pirapora (MG)

Ainda em Minas Gerais, a cidade de Pirapora, no norte do estado, é famosa pelas belezas do São Francisco. Uma das atrações turísticas do município é o barco o Benjamin Guimarães, único a vapor em funcionamento no mundo. Construído em 1913, nos Estados Unidos, ele faz passeios pelo rio, em percursos de até 28 km.

Cânions do São Francisco  

Cânions do São Francisco

No Nordeste, os Cânions do São Francisco são cada vez mais procurados pelos turistas. Na cidade de Canindé de São Francisco, a 213 km de Aracaju (SE), parte um dos mais belos passeios do Brasil: a travessia pelos Cânions do Xingó. O Cânion é formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros

Vale do São Francisco 

Vale do São Francisco

O Sertão também produz vinho. O Vale do São Francisco reúne sete vinícolas entre o Sertão de Pernambuco e o Norte da Bahia. Essa área é a segunda maior produtora de vinhos, espumantes e sucos naturais de uva no Brasil. A região fica em uma área de mais de 10 mil hectares entre Lagoa Grande (PE) e Casa Nova (BA).

Petrolina  (PE) 

Petrolina (PE)

Assim como Pirapora, Petrolina está à beira do rio São Francisco. A cidade chama a atenção pelas paisagens naturais e cenários da caatinga. O passeio de barcas pelo Velho Chico até Juazeiro e a visita ao Museu do Sertão, que resgata a cultura do homem sertanejo, são boas opções para quem pretende visitar o município.

Por Assessoria / Governo do Brasil

Comentários