Santanenses pesquisam história de povoado de origem quilombola no Sertão Sérgio Campos e Manoel Messias foram acolhidos por residentes da localidade Jorge.

Por Lucas Malta / Da Redação

20 nov 2015 - 19:10


Sérgio Campos foi até o Povoado Jorge (Foto: Reprodução / Facebook)

Neste dia 20 de novembro, data que se comemora o Dia da Consciência Negra, em homenagem a morte do guerreiro alagoano Zumbi dos Palmares, uma dupla de amigos em Santana do Ipanema decidiram fazer uma visita a moradores do Povoado Jorge, situado na divisa dos municípios de Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema, no Médio Sertão de Alagoas.

O funcionário público estadual Sérgio Campos e o designer em paisagismo Manoel Messias foram acolhidos por alguns dos residentes daquela localidade. A comunidade rural carrega fortes raízes históricas com povos quilombolas.

Em parte das andanças, os pesquisadores encontraram habilidosas artesãs, que, mesmo apesar de toda a tecnologia dos dias atuais, ainda atuam ferrenhamente as habilidosas atividades manuais.

Também em suas visitas, Sérgio Campos e Manoel Messias descobriram, através do morador mais antigo, vivo do local, que o povoado cresceu a partir da uma união de um negro e uma índia, capturada por cães. “Tivemos os primeiros cafuzos da região”, conta o santanense.

Veja todo o registro feito por Sérgio Campos e Manoel Messias, num vídeo publicado no Facebook (CLIQUE AQUI)

Notícias Relacionadas:

Comentários