Detran/AL realiza atividade educativa na orla da Ponta Verde

09 dez 2013 - 12:02


Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), realizou no último domingo (08), uma ação educativa na orla da Ponta Verde, voltada para crianças e adultos da capital alagoana. O evento que teve a parceria do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), do Movimento Familiar Cristão (MFC) e de alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), teve como principal objetivo ensinar de forma lúdica como ter um comportamento seguro no trânsito.

“Fiquei surpresa, pois eu nunca tinha visto uma atividade desse tipo que motiva as crianças a aprenderem desde cedo sobre cidadania no trânsito. Muitas escolas ainda não fazem essa abordagem e o que mais chama atenção nos dias de hoje, são adultos cometendo barbaridades sem pensar na própria vida” disse, Karen Cunha enquanto observava seu filho brincar.

A iniciativa que chamou a atenção de turistas proporcionou uma reflexão sobre as dificuldades existentes em outros estados. Ruth de Souza que reside no município de Aracajú e está passando as férias com sua família em Maceió, parabenizou o evento e destacou a falta de respeito à faixa de pedestres. “Tenho uma filha de dez anos e semana passada ela quase ia sendo atropela quando tentava atravessar em frente à escola na faixa de pedestre. O primeiro motorista parou e o que estava vindo ao lado passou direto. As pessoas precisam se conscientizar de que antes de motorista somos também pedestres e educação é tudo” ressaltou.

A ação que também ofereceu atividades educativas para os pais abordou temas relacionados às sinalizações de trânsito, onde o adulto respondia um quiz de perguntas e recebia um brinde ao acertar o que representava cada placa de advertência ou regulamentação que eram indicadas por técnicos do Detran/AL.

Segundo a técnica de educação para o trânsito do Detran/AL, Edira Soares, a inovação dessa segunda ação é a entrega de jogos educativos para que a brincadeira continue em casa com a família. “Quem brincou com quebra-cabeça gigante, ganhou um quebra-cabeça menor e um jogo da memória também. Estamos tendo uma receptividade muito boa das pessoas que estão participando e com isso nós esperamos estar formando melhores cidadãos e condutores no trânsito”.

Por Lays Peixoto /Da Assessoria

Notícias Relacionadas:

Comentários