Detran reduz custo no exame prático ofertando veículos para a realização da prova

04 nov 2014 - 17:33


O Detran/AL passa a disponibilizar veículos para realização dos exames práticos de direção (Foto: Assessoria)

O Detran/AL passa a disponibilizar veículos para realização dos exames práticos de direção (Foto: Assessoria)

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), iniciou nesta segunda-feira (03) a realização dos exames práticos na nova pista de direção, em execução do projeto de automação dos exames práticos iniciado há dois anos.

O Detran/AL passa a disponibilizar veículos para realização dos exames práticos de direção veicular, inicialmente, na categoria “B”, sem nenhum adicional de custo para o candidato.

Esses veículos são todos equipados com registro e monitoramento de áudio e vídeo, além de sensores de telemetria, que é uma ferramenta de gestão de exames que aumenta a transparência, a impessoalidade e a excelência no processo de avaliação.

A estudante Jéssica Menezes fez o exame pela primeira vez e achou importante a iniciativa do órgão. “Espero ser aprovada, estou confiante mas só de imaginar que não vai ser mais necessário pagar o aluguel do carro já faço a prova mais aliviada. Está tudo muito organizado, podemos nos concentrar melhor na sombra, com conforto e fazer a prova com mais tranquilidade”, disse.

Os sensores detectam as faltas cometidas, como exceder limite de velocidade (Foto: Assessoria)

Os sensores detectam as faltas cometidas, como exceder limite de velocidade (Foto: Assessoria)

De acordo com a coordenadora Setorial de Controle de Condutores, Lisiane Rocha, a implantação dessa tecnologia visa a desoneração do valor da habilitação, padronização na avaliação, maior segurança no processo, além da elevação do nível do condutor que irá para as vias de trânsito. “Os sensores de telemetria detectam as faltas cometidas pelos candidatos, como exceder limite de velocidade, utilizar ou deixar de utilizar as setas de forma correta, interromper o funcionamento do motor sem motivo justificado, entre outras faltas possíveis durante o exame“, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, não houve nenhum acréscimo nas taxas já praticadas pelo Detran relacionadas a primeira habilitação, mudança de categoria e adição de categoria. “Nosso objetivo também é reduzir o custo para o candidato que não terá que arcar com o aluguel de veículos para a realização dos exames. Os veículos são novos e equipados de direção hidráulica, ar condicionado, airbag e freios ABS”, concluiu.

Um sistema pioneiro no Brasil, onde a pista de exames foi construída possibilitando até 16 tipos de trajeto, que será sorteado pelo sistema do órgão. O Detran/AL tem inovado com utilização de novas tecnologias que estão proporcionando maior transparência, segurança e agilidade em seus processos.

Por Mirella Costa / Assessoria Detran-AL

Notícias Relacionadas:

Comentários