O desfile cívico-militar de 7 Setembro comemorou na manhã desta quinta-feira os 201 anos da Independência do Brasil, na Praia da Avenida da Paz, em Maceió. O desfile contou com a participação de cerca de 1.500 integrantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e da segurança pública estadual (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Penal), além de representações do Departamento Municipal de Trânsito (DMTT).
O evento foi aberto pelo governador interino, Ronaldo Lessa, que passou em revista às tropas acompanhado dos coronéis Paulo Amorim e Jacques Wolbeck, comandantes-gerais da Polícia Militar de Alagoas e do Corpo de Bombeiros, respectivamente, além dos comandantes das Forças Armadas em Alagoas. “Hoje é um dia festivo não só para Alagoas, dia de reafirmar a soberania do Brasil”, afirmou Lessa, em entrevista à imprensa antes do início do desfile. “Nossa Independência ainda não está completa, é preciso garantir o direito de todos e o governador Paulo Dantas é um governo de inclusão”, enfatizou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, disse que o desfile de 7 momento, além de ser um momento cívico importante para o país, era a oportunidade de a segurança pública estadual apresentar os equipamentos que protegem a população no dia a dia. ” É também o momento de integração entre as Forças Armadas e as forças de segurança estadual”, acentuou o secretário.
O comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, também destacou a importância do desfile 7 de Setembro para demonstrar a integração das forças de segurança estadual, com o desfile das tropas e equipamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. ” Hoje é um dia festivo, da festa da democracia. Treinamos a semana inteira para mostrar o nosso melhor para a população”, ressaltou o comandante da PMAL.
A tropa do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro abriu o desfile das tropas, seguido pela Marinha do Brasil e pela Aeronáutica. Na sequência, a Polícia Militar de Alagoas desfilou com grupamentos do Colégio Militar, batalhões especializados e de área, grupamento montado, finalizando com as viaturas do grupamento motorizado, acompanhados pela Banda de Música da PMAL, patrimônio histórico, artístico e cultural do povo alagoano.
A banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas abriu o desfile da instituição, com sua tropa, embarcações e veículos de busca, regaste e combate a incêndio. A Polícia Civil também se fez presente ao desfile, sendo seguida pelo Grupamento Aéreo da Segurança Pública. Polícia Científica, Polícia Penal, Ronda no Bairro, motos e viaturas do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT),que encerraram o desfile.
Nem mesmo o tempo instável afastou o público, que contou a estrutura com tendas e cadeiras para até 1.500 pessoas ao longo das avenida. A segurança do local foi feita por mais de 200 agentes de segurança e policiais militares motorizados e a pé, distribuídos em patrulhas na área do desfile e entorno.
Por causa do desfile, o trânsito na Avenida Assis Chateaubriand foi bloqueado, desde a Braskem até o Porto de Maceió, das 6h até o fim do desfile. Equipes do BPTran e da DMTT foram posicionadas em vários pontos para orientar os motoristas.
O palanque das autoridades foi instalado em frente ao Memorial da República. O desfile foi prestigiado por autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, secretários de Estado e representantes de órgãos federais.