Presença maciça de conterrâneos e amigos do Sertão marcou evento.
O desembargador santanense José Carlos Malta Marques, tomou posse nesta quinta-feira (3) como novo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas. A solenidade, ocorrida durante a tarde, também empossou o vice-presidente, o desembargador Tutmés Airan e o novo Corregedor de Justiça, desembargador Alcides Gusmão da Silva. O evento marca o início da da nova cúpula do TJ.
Marcada pelas presenças de diversas autoridades, familiares e amigos, a solenidade iniciou-se ao som bastante familiar por parte de um dos empossados, isso porque, ao chegar no plenário da casa, o desembargador Malta Marques foi recebido pelo coral do TJ com a música “Santana do Meus Amores”, de autoria do compositor santanense Remi Bastos, conterrâneo do magistrado.
Seguido da formação da Mesa, o evento contou com o último discurso do ex-presidente do TJ, o desembargador Sebastião Costa Filho. O mesmo fez questão de fazer uma retrospectiva de sua gestão, lembrando de ações como a modernização e virtualização dos processos judiciais, reformas e novas sedes no interior, ações da força tarefa de juízes no TJ e por fim sua passagem rápida pela gestão do Estado, como governador interino.
Após seu discurso Costa Filho deu posse ao novo presidente, Malta Marques, que em seguida também formalizou o termo de posse para seu vice e em seguida para o novo corregedor geral.
Após a posse, Malta Marques realizou seu primeiro discurso como presidente agradecendo e valorizando a gestão anterior do colega magistrado, Sebastião Costa Filho. Marques falou sobre sua emoção em ouvir o arranjo realizado pelo coral, com a musica que fez lembrar sua terra natal.
O presidente do TJ fez um breve histórico sobre a Justiça brasileira, em especial a alagoana, frisando levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde o estado amarga baixos índices de desempenho e produtividade.
Para Malta Marques, “é impossível se cobrar tanta eficiência, para um estado que tem tão pouca estrutura financeira”. Para ele, após um bom investimento e um trabalho conjunto com os poderes Executivo e Legislativo, pode-se então cobrar mais efetividade do Judiciário alagoano.
Ao final de suas palavras Marques falou modestamente de suas capacidades e se auto definiu como um “Desembargador Matuto”, fazendo referencia a sua origem, no sertão do estado.
Conterrâneos
O Alagoas na Net esteve presente na posse do novo presidente do TJ e pode registrar a presença maciça de conterrâneos e profissionais do Sertão. Políticos como os prefeitos de Santana do Ipanema, Mário Silva, de Maravilha, Luizinho e da cidade de Olho d’Água das Flores, Ester Damasceno, além da ex-prefeita Renilde Bulhões e do deputado Isnaldo Bulhões estiveram na posse.
Os magistrados integrantes do Fórum de Santana do Ipanema, Durval de Mendonça Junior, Diego Dantas e Nelson Fernando, e outros membros do Judiciário também se fizeram presentes.
Da Redação
Veja as fotos do evento