O deputado estadual e representante da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) no Conselho Estadual de Política Energética (CEPE), Sérgio Toledo (PDT), criticou a má qualidade dos serviços oferecidos pela Eletrobras durante sessão especial realizada na tarde de ontem, 18, para discutir o fornecimento de energia elétrica no interior de Alagoas. Estiveram presentes mais de 20 prefeitos, o diretor de operações da Eletrobras, Vladimir Abreu, o corpo técnico da empresa, além de parlamentares.
O parlamentar relembrou uma reunião da CEPE com a presença do presidente da Chesf, João Bosco, que admitiu que o cronograma de investimento para Alagoas estava atrasado, mas que iria priorizar o avanço para o Estado. “Esses investimentos não foram cumpridos, e o pior, foram adiados para 2015. Esse é o maior problema que Alagoas vem enfrentando, a falta de investimentos em energia elétrica, enquanto Estados vizinhos estão avançando no desenvolvimento e nós estamos ficando para trás, perdendo a oportunidade de atrair de novas empresas que poderiam gerar emprego e renda para nossa população”, disse Toledo.
Ainda de acordo com Toledo, outra situação preocupante é a capitação do gás natural do município de Pilar, onde 5% do gás é aproveitado no Estado e 95% vai para os estados de Pernambuco e Sergipe.
“Alagoas tem potencial para oferecer condições e atrair novos investimentos, mas infelizmente estamos perdendo para os nossos vizinhos por falta de estrutura. Torço para que realmente a Eletrobras esteja investindo na qualidade dos serviços de transmissão de energia para que empresas venham a se instalar gerando desenvolvimento para o povo alagoano”, enfatizou Sérgio Toledo.
Uma vez que o Estado oferece o melhor incentivo fiscal, Toledo culpou exclusivamente a Eletrobras pela má prestação dos serviços, e por empresas estarem procurando Estados que oferecem melhores condições para novos investimentos. “Precisamos cobrar das autoridades, a nível federal, que olhe para um Estado pequeno, um Estado carente, com uma pobreza excessiva que só podemos combate com a geração de emprego” falou Toledo.
Diante das reclamações, o diretor operacional da Eletrobras em Alagoas, Vladimir de Abreu, admitiu que são muitas as falhas da empresa. No entanto, segundo ele, o problema está perto de ser solucionado. “Até o próximo mês de maio será entregue a subestação da Chesf em Arapiraca, o que deverá minimizar a situação não apenas naquele município, mas em toda a região”, garante ele. De acordo com o representante da empresa, foram investidos cerca de R$ 60 milhões, tanto para a construção da subestação, quanto para as linhas de transmissão.
Por Assessoria